Resumo da historia da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 A CIÊNCIA ECONÔMICA – Da antiguidade aos Grandes paradoxos atuais
Prof. Dr. Jefferson Marçal da Rocha1
1 ª Fase – Dos primórdios da humanidade a Escola Fisiocrática (1750)

A economia foi um conjunto de preceitos e de soluções  dos problemas particulares.Antigamente a economia não usava filosofia, não  tinha comprovações para a colocar como uma das principais áreas do conhecimento humano.
Ofilósofo Xenofone foi o primeiro a usar o termo "economia" que  abordava a gestão de bens privados ,tratava da administração doméstica.A crematística de Aristoteles ,referia-se aos aspectos pecuniários das transações.
Já na Roma a economia estimulou transações comerciais ,criações de companhias mercantis e sociedade por ações .Porem  se preocuparam com a politica influenciando pouco na economia.
Naidade media surgiu uma atividade econômica regional e inter regional feiras periódica,tornaram-se centros comercias.O comercio mediterrâneo retornou um novo impulso.A igreja moralizou o interesse pessoal,reconheceu  a dignidade do trabalho ,condenou as taxas de juros,buscou a moderação dos alimentos   econômicos e o equilíbrio dos atos econômicos.
Em meados do século 20 surgiu  a preocupaçãomentalista.O mercantilismo imprimiu o pensamento econômico tendo o conhecimento  de preceitos da administração publico usada para aumentar a riqueza de uma nação.
Na Espanha e em Portugal era aconselhado proibir a saída de metais preciosos e entradas de mercadorias estrangeiras .
Na frança eles desenvolveram a industrialização interna para exporta mais e importa menos .
Na Grã Bretanha o comercio e anavegação foram as principais fontes de riquezas.

       Importantes transformações marcaram o Mercantilismo:
Intelectuais :com o renascimento e sua magnífica floração artística.
Religiosa: O movimento da reforma que exaltava o individualismo e atividade econômica condenavam a ociosidade justificam os empréstimos a juras, a busca do lucro ,o sucesso nos negócios .
Padrão de vida: Marcados pelareabilitadas da vida material ,buscando bem estar.Viagens inter-regionais novas maneiras de viver.
Transformações Política:O aparecimento do Estado Moderno,com condenados dos recursos materiais e humanos da nação.
Geográfica:Aumento do crescimento mundial, graças a algumas descobertas ex:Bussola e grandes navegações .
Econômicas:Chegada na Europa se metais preciosos deslocou o eixo econômico mundial ocentros comerciais marítimos se estenderam pelo atlântico.
economia nacional .A política colonial mercantilismo explorava a colônia ao máximo e impedia o desenvolvimento de atividades econômicas que pudessem criar concorrência .

     2 ª Fase – A Criação da economia como Ciência (1750 – 1870)
-  Fisiocracia : Foi apos os escritismo de Quesnay que foi organizado pela ciência econômica .Seu quadroeconômico e a riqueza das nações de Adam Smith marcaram o tratamento sistemático dos problemas econômicas.
O que marcou o inicio desta época foi a fisiocracia que foi liderada por Quesnay,que tinha como doutrina a ordem natural .
O universo é regido pelas leis naturais absolutas,imutáveis e universais ,desejando para a felicidade do homem.Os fisiocratas conseguiram adeptos entre os fidakgos dacorte e alguns governantes ,que tentaram aplicar suas máxima na busca de um bom governo.Alguns economistas consideram as teorias de Quesnay sobre Estado e Sociedade especialmente meras reformulações da doutrina que satisfaziam os nobres e os soberanos.
- Escola Clássica: Foi com Adam Smith que era um professor de filosofia ,que acreditava que o egoísmo de cada um seria benéfico para todos.
Eleacreditava que Deus implantou no homem alguns instintos,entre eles a tendência de ganhar mais dinheiro e subir socialmente conduzem ao trabalhador a poupas ,produzir levando assim a sociedade ao enriquecimento.
Apesar da abundância de exemplos e de digressões a riqueza das nações busca uma teoria do desenvolvimento econômico. O desenvolvimento se da pela divisão do trabalho ,ou a especialização da...
tracking img