Resumo da disciplina aspectos ambientais fgv nicc

782 palavras 4 páginas
Planejamento estratégico: extremamente importante na fase de concepção do projeto para diminuir as barreiras à eficiência ambiental de um projeto envolvendo todos os stakeholders (pessoas envolvidas direta e indiretamente pelo projeto).
Papel da Política Urbana na sustentabilidade: desenvolver a função social da cidade. Como? Garantindo o direito à cidades sustentáveis, direito à terra, moradia, saneamento, infra estrutura urbana, transporte, lazer para as presentes e futuras gerações. Integra a população nas decisões (audiências públicas), ordena e controla o uso do solo, promovendo a proteção, preservação e recuperação do Meio Ambiente...
Atualidade = setor da construção civil em crescimento + sustentabilidade = desafio. É primordial a união de tecnologia, com qualificação da mão de obra, requisitos legais e requisitos do negócio (lucro).
Desenvolvimento Sustentável: preocupação de bem estar comum. Estrutura-se em: AMBIENTALMENTE CORRETO | SOCIALMENTE JUSTO | CULTURAMENTE ACEITO | ECONOMICAMENTE VIÁVEL |

Princípios da Sustentabilidade: CONSERVAR, REUTILIZAR, RECICLAR, PROTEGER A NATUREZA, NÃO TÓXICOS, QUALIDADE (MENOR DESPERDÍCIO) E DURABILIDADE.
Matérias-primas: devem passar a serem selecionadas conforme critérios ambientais (consumo de água e energia na produção, geração de resíduos, degradação ambiental) e não puramente estéticos mecânicos e financeiros.
Reciclagem e seus pontos positivos: redução de custos no descarte e no sub-aproveitamento e também na redução da extração de matérias-primas.
Certificações (ISO, LEED, AQUA): efeito multiplicador nas empresas (marca, reputação e relacionamento com clientes). As certificações contemplam o processo de produção e também de uso do empreendimento. São um diferencial hoje em dia (infelizmente ainda são diferenciais e não comuns).
Licenciamento ambiental: instrumento legal que autoriza a localização (LP – licença prévia), instalação/construção (LI- licença de instalação) e a operação/funcionamento (LO –

Relacionados