Resumo da apostila do laraia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da apostila de Roque de Barros laraia
Segundo,Edward Tylor (1832-1917) cultura é todo um complexo que inclue conhecimento, crenças, arte,moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. com efeito essa idéia estava ganhando consistência antes de John Locke (1632-1704) escrever que a mente humana, não é mais que uma caixavazia, por ocasião do nascimento, dotado apenas da capacidade, ilimitada de obter conhecimento através de um processo que hoje chamamos de endoculturação.
Segundo Marvin Harris (1969) nenhuma ordem social é baseda em verdades inatas. uma mudança no ambiente resulta numa mudança de compotamento, o homem é capaz de asseguara a retenção de suas idéias, comunica-las para outros homens e transmiti-laspara seus descendentes como herança sempre crescente.
Kroeber acabou de romper todos os laços entre cultura é o biológico, em suma, a nóssa espécie tinha, no decorrer de sua evolução estabelever uma distinção de gêneros e não apenas, de grau em relação aos demais seres vivos. " o anjo caído " foi diferenciado dos demais animais, por possuir duas capacidades diferentes (oral e fabricação).Buscando apoio nas ciências naturais, pois considera cultura como fenômeno natural, e não adiquirido. Para compreender Tylor é necessário compreender a época em que viveu, e consequentemente o seu grau intelectual. O seu livro foi produzido nos anos em que a europa dofria o impácto da: origem das espécies de Charles Darwin. É que a nascente antropologia foi dominada pela estreita perspectiva doevolucionismo unilinear. A década de 60 do século XIX foi rica em trabalhos desta orientação. Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das intituições socias, buscando no passado as explicações para os conhecimentos socias da atualidade.
Outros estudiosos critica Tylon, por "deixar de lado toda a questão do relativismo cultural e tornar impossível o moderno conceito dacultura". Mercier considera Tylor uns dos pais do difusionismo cultural. Lowie, faz no entanto uma oportuna ressalva: " O que distingue Tyler do difusionismo extremo é simplesmente sua capacidade de avaliar as evidências". Tylor acreditava na unidade psíquica da humanidade. Tal fato lhe foi útil para não cair nas armadilhas do difusionismo, mais constituiu em sua falha o fato de "não reconheceros múltiplos caminhos da cultura".
A Principal reação ao evolucionismo, então denominado método comparativo, inicia-se com Franz Boas (1858-1949/ Alemanha), foi responsável pela formação de toda uma geração de antropólogos. A sua crítica ao evolucionismo atribuiu a antropologia a execação d duas terefas:
a) a recosntrução da história de povos ou regiões particulares;
b) a comparação da vidasocial de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.
São as investigações históricas - reafirma Boas - o que convem para descobrir a origem deste ou daquele traço cultural e para interpretar a maneira pela qual toma lugar num dado conjunto sociocultural. Segundo a cada qual, cada cultura segue seus próprios caminhos em função dos diferentes históricos que enfrentou.
Alfred Kroebrem seu artigo " o superorgânico " mostrou como a cultura atua sobre o homem, preocupando-se com uam série de discussões de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjjunto de crenças populares. Mostrando que graças a cultura a humanidade distancio-se do mundo animal. Mias do que isto, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas. Suapreocupação é evitar a confusão, ainda tão comum, entre orgânico é o cutural. Não se pode ignorar que o homem, membro proeminente da ordem dos primatas, depende miito de seu aquipamento biolôgico para se manter vivo, independente so sistema cultural ao qual pertença, ele tem de satisfazer um número de determinado de funões vitais, como: alimentação, o sono, repiração, atividades sexuais etc. Essas...
tracking img