Exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Responda as questões abaixo com base no Capítulo 7 do livro: Braghirolli, Elaine Maria. Psicologia Geral. 2010, sobre emoção.
01. Conceitue emoção.
R: Não podemos observá-la diretamente, inferimossua existência através do comportamento. A maioria dos autores concorda que emoções são complexos estados de excitação de que participa o organismo todo, mas alguns autores preferem atribuirsignificados diferentes aos termos emoção e sentimento, que se distingue das emoções por serem reações mais calmas e com uma experiência mais complexa, com mais elemento intelectuais. A maioria dos estudiososadmite dois aspectos em toda emoção: a experiência individual, interna e a expressão comportamental, externa. A emoção é tão somente respostas corporais a estímulos específicos, um estímulo produzmudanças corporais internas e as respostas manifestas aprendidas apropriadas. A emoção é uma forma de comportamento implícito em que as respostas internas se evidenciam até um curto ponto, comomanifestações físicas com o rubor ou aumento na pulsação e na respiração.

02. Como Se manifestam as emoções?
R: Três indicadores são utilizados para identificá-la: Relatos Verbais: é solicitado que apessoa fale ou escreva a respeito do que está sentindo; Observação do comportamento: são observados os gestos, a postura corporal, expressão facial e outros movimentos que podem identificar as emoções;Identificadores fisiológicos: várias alterações fisiológicas e orgânicas ocorrem durante os estados de emoção tais como condutividade da pele que aumenta com o grau de excitação emocional do individuo,mudanças de pressão, ritmo cardíaco, mudança nas dimensões da pupila do olho, a tensão e o tremor muscular.

03. As emoções são inatas ou aprendidas? Explicar a resposta.
R: O desenvolvimentoemocional começa no nascimento e mesmo antes dele. Segundo Watson, há três tipos básicos de reações emocionais inatas: Um teste feito em bebês mostra quais são as três emoções inatas:
Medo: produzido...
tracking img