Resumo cultura de massas no seculo xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3 - O Grande Publico
Cultura de produção em massa baseada no grande publico, tornasse voltada para o maximo consumo. A produção para o publico mundial exige um denominador comum. Passasse a buscarprodutos para satisfazer todos os interesses e gostos.
Com o inicio da industrialização a massa social heterogênea começa a homogeneizar-se sob o aspecto social, cultural devido à cultura industrial.O homem dito como médio é resultante de cifras de venda.
O sincretismo se inscreve na busca do maximo consumo e na cultura de massa seus caracteres fundamentais. Tende unificar o setor da informaçãoe romanesco.
Nas primeiras décadas do século XX as mídias de comunicação e de entretenimento passam a subdividir-se e atender as diferentes classes e idades. Atendem a massa burguesa e popularindividualmente. Cresce a imprensa feminina e infantil, com suas características distintas criando para si um publico especifico. Mas isto não mascara o dinamismo fundamental da cultura de massa, cujocaractere próprio é se dirigir a todos.
A Guerra e as ocupações esgotam as culturas de massa, mas que depois se recuperam.
Após há grande ascensão das subcategorias de noticia e entretenimento queatendem todas as camadas sociais e idades, dentre as principais a feminista e a infantil. A imprensa feminina não se opõe à masculina e se especializa maciçamente nos conteúdos femininos. As animaçõesinfantis trazidas pela Disney criam um novo mundo de fotos e desenhos. Ambos fazem emergir um novo setor industrial de produtos femininos e de animação infantil.
O cinema rompe barreiras com filmesfeministas românticos, infantis de animação e não deixando de atender a classe masculina com cenas viris e de violência.
Com a expansão industrial surge uma camada salariada. O cinema é o primeiro aunificar as camadas. A massa cultural se prolonga no sentido de homogeneização dos costumes.
Com a evolução da classe salariada se inscreve uma nova cultura baseada no contexto sociológico capitalista....
tracking img