Greg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Informática e Administração Paulista
FIAP

Trabalho de Gestão de Negócios para Web Sites:
Cloud Computing

Março - 2012 São Paulo - SP

Muita informação
Estudo realizado pela IDC a pedido da EMC diz que o número de informaçãodigital tende a crescer de 2007 á 2011 para 1,8 zettabyte (1,8 trilhões de gigabytes), e como esse volume vai aumentando, lidar com os dados das empresas pode dar muito trabalho para as indústrias e profissionais de TI. Empresas que geram muitos dados por semana querem guarda-los de forma permanente e com uma eficiência de custos, pois podem ser de alguma ajuda ou ter algum valor no futuro.O que as empresas pensam em adotar?
Com a dificuldade de armazenamento e dificuldade de compartilhar toda essa informação, algumas empresas estão estudando sobre “Cloud Computing”. Refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. Oarmazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.

Cloud Computing não é uma tendência, é uma necessidade.
Estudo feito pela “Perspectiva do mercado de tecnologia dainformação no Brasil” do consultor de mercado sênior da Frost & Sullivan, Fernando Belfort, mostra que poucas empresas conhecem realmente o potencial da nuvem e que estão procurando entender no que estão se metendo, vendo quais os provedores de Cloud, o que e como fazem, e como a segurança é tratada por eles, um dos tópicos mais importantes junto com o preço de acordo com as empresas.
Dois terçosdas empresas que a Frost & Sullivan entrevistou disseram que vão sim investir na nuvem, ou seja, 66% das empresas de grande porte vão movimentar seus negócios em sua direção.
A nuvem é a terceira onda. O mainframe foi a primeira, que em seu auge oferecia às empresas cerca de duas mil aplicações. O cliente/servidor veio em seguida, levando à revolução do PC, em que o número de aplicaçõescresceu para dezena de milhares. Hoje, é a vez da nuvem, que permite o trabalho em qualquer lugar.

Começando pelos grandes
Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (Information Cloud) e aos poucos, essa tecnologia vai ingressando nas empresas e, em breve, em computadores domésticos.A computação nas nuvens possui várias vantagens que levaram essas grandes empresas a adotar essa tendência, algumas delas são:
* Utilizar softwares sem que estejam instalados no computador, assim, na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e HD que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados nanuvem de qualquer lugar. Apenas precisará de uma conexão com a internet, se “libertando” ao ambiente local e a mídias removíveis...
* As atualizações de software são feitas de forma automática e diminui a necessidade de manutenção da infraestrutura física de redes locais cliente/servidor, pois esta fica a cargo do provedor do software em nuvem.Fornece aplicações gratuitamente e, quando não são, são pagas somente pelo tempo de uso, assim o usuário tem um melhor controle de gastos ao usar aplicativos.

* O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, já que as informações se encontram no mesmo “lugar” (Nuvem) e a...
tracking img