Resumo: contabilidade: entre umas e outras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilida: entre umas e outras

O título deste artigo foi inspirado no de um filme denominado Sidewys na versão original, lamentavelmente traduzido para “entre umas e Outras” na versão nacional.O filme narra a de dois amigos: um que vai se casar daí a alguns dias; outro, que está saindo de uma decepção amorosa. Resolvem como despedida de solteiro, gastar uma semana indo para o norte daCalifórnia visitar pequenas produtoras de vinho de excelente qualidade.

O Brasil está para se casar com as normas internacionais de contabilidade, as do IASB. O casamento será indissolúvel e apresentauma serie de vantagens. A analogia com as pequenas produtoras de vinho, onde os dois amigos foram, em lugar das grandes adegas, tem muito a ver com o que se desenvolverá a seguir.

As diversasformas de encarar a contabilidade

É muito importante lembrar que a Contabilidade, embora tenha sido definida, classicamente, como a ciência do patrimônio, reconheceu que, apesar da importância desseobjeto da contabilidade, ela nasceu gerencial, isto é, o dono era também administrador do negocio. Mas cada proorietário/gerente podia ter uma ideia diferente sobre o que constar no patrimônio e comoavaliar.

Com o passar do tempo, todavia, vários outros parceiros foram se interessando pelas contas da contabilidade: o administrador, que acabou se desvinculando da figura do proprietário, osgovernos através de seus aparelhos tributários e de analise econômica, fornecedores, clientes, empregado e, afinal a sociedade inteira passou a se interessar pelos números contábeis.

Além do mais, acontabilidade pode ser encarada como a linguagem universal dos negócios. Principais executivos dentro da empresa, entre empresas, entre países e regiões, têm como denominador comum de linguagem eentendimento a linguagem contábil.

Se os países e as empresas fossem absolutamente isolados, não interligados, como em parte o foram até inícios da década de 90, cada país ou região, de acordo com sua...
tracking img