resumo casa grande & senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Curso: Defesa e Gestão Estratégica Internacional
Matéria: Interpretações de Brasil


Resenha crítica Casa-Grande e Senzala

Gilberto Freyrepublicou Casa-Grande & Senzala no ano de 1933 depois de ter ido para o exílio e vivido diversas experiências em vários lugares que contribuíram para o desenvolvimento do livro.
Com a obra ele diziabuscar resolver questões seculares e discutir um problema que o inquietava que era a miscigenação. O livro, portanto, se assenta na questão raça X cultura e também na hereditariedade de raça Xhereditariedade de família. Sua análise é feita a partir de dois métodos: o histórico e o comparativo.
No exemplar é muito discutida a relação entre brancos e outras raças. Essa relação teria sidocondicionada por um sistema de produção econômica e pela escassez de mulheres brancas.
O ponto mais importante do livro então é a miscigenação. Relacionando ao título é que esse fenômeno corrigiu a distânciasocial entre casa-grande e senzala. Como exemplo, a relação “amorosa” entre mulheres de cor e senhores brancos possibilitou a democratização social no Brasil já que acabavam nascendo filhos dessasrelações. Além disso, a associação das raças mostrava os vínculos de poder, negócios, de religião que formaram a base para a construção da sociedade brasileira
Outro problema citado no livro são asdoenças chamadas de “inferioridade de raças”, como a má nutrição, fome e que fariam dos povos de cor sofrerem ainda mais com o racismo e a desvalorização.
Pode-se dizer que a formação do Brasil explica-setanto nas suas virtudes como nos seus defeitos. A estabilidade patriarcal da casa-grande comandada pelo senhor de engenho estava apoiada no açúcar e no escravo. O meio físico e bioquímico tambémcontribuem na formação do país, pois assim a imagem dos imigrantes pôde ser recriada.
No primeiro capítulo, Gilberto começa falando sobre a colonização portuguesa no Brasil, essa teria sido híbrida...
tracking img