Resumo - casa grande e senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE FRANCA
Luisa de Faria Martins – 1º Relações Internacionais – Noturno
Profa. Dra. Regina Laisner
FREYRE, Gilberto. CasaGrande e Senzala. Editora Global, 1933. PRIMEIRO CAPÍTULO.

A finalidade do autor ao elaborar esse texto é mostrar como ocorreu a colonização portuguesa no Brasil, ele pretende mostrarprincipalmente a situação de Portugal para desta maneira, então, mostrar como essa situação influenciou os portugueses no momento da colonização do Brasil.
O objetivo do autor foi mostrar que a colonização doBrasil e a situação da população descendem da situação portuguesa da época, mostrando, portanto que a formação do Brasil fora, obviamente, fortemente influenciada por Portugal e pelo local queocupava e pelo papel que o país lusitano exercia na Europa.
O autor aborda diversos temas durante a elaboração do texto, discorre sobre diferentes conceitos, mas como tema central ele abordaincansavelmente a questão de que os portugueses acabam se adaptando muito bem ao país colonizado. Sendo assim, ele fala constantemente sobre a miscigenação ocorrida no país e as razões pelas quais os portuguesesconseguiram se adaptar no Brasil.
As perguntas que guiam o autor podem ser: como o português conseguiu se adaptar ao Brasil? Qual era a situação de Portugal antes de se colonizar o Brasil? ComoPortugal conseguiu colonizar uma região tão vasta? Qual o reflexo da colonização portuguesa no Brasil? Estas perguntas são muito bem respondidas ao longo do texto e abrangem praticamente todo o assuntoabordado.
O autor começa com o interessante conceito de colonização híbrida, trabalha com a aclimatabilidade e mostra porque os portugueses conseguiram se adaptar bem ao país colonizado, eposteriormente começa a discorrer sobre a miscibilidade ou miscigenação ocorrida no país, e acaba abordando esses conceitos tão próximos durante todo o texto. Família colonial é um conceito também...
tracking img