Resumo cartas para o terceiro milenio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A inclusão é o processo de inserção de pessoas com deficiência no âmbito social. O alicerce para essa integração é a escola, as políticas públicas garantem essa implantação baseada em Leis que lutampela igualdade e pelo direito à educação para todos. A LDB/96 assegura esse direito às pessoas com necessidades educacionais especiais, exigindo adequação de currículos, métodos, técnicas e recursospara atender as especificidades, porém a realidade de hoje demonstra que as instituições de ensino não estão preparadas e nem estruturadas para receber a nova demanda. Teóricos como Werneck (1997) eGallo (1999) acreditam que a segregação não auxilia nem os deficientes como também os considerados normais e que a escola deveria através do currículo, valorizar as diferenças e competências de cadaindivíduo.

Muitas leis regulamentam o sistema e a política educacional, as quais enfatizam um olhar as diferenças, a diversidade e a inclusão. Assim, através da análise das leis e de estudo maisaprofundado pudemos perceber que a legislação pode estar voltada para o processo de Inclusão das pessoas com necessidade educacionais especiais, mas a inclusão real esta longe de acontecer, uma vez queela não se restringe às pessoas com deficiência e sim a todos os sujeitos que não têm possibilidades de estar de uma forma ou de outra inseridos no âmbito educacional.
Não adianta apenas leis, énecessário que se tenha uma visão ampla da realidade educacional do país, apesar de se falar em educação para todos, temos analisar como essa educação vem acontecendo e se ela está realmente preparada paraincluir a todos sem deixar lacunas no que se refere a um trabalho para a diversidade.
De acordo com histórico da Educação Especial, faz-se necessário enfatizar que as pessoas com deficiência forambastante sacrificadas e que a inclusão acende uma luz nas vidas das pessoas com necessidades educacionais especiais, mas é necessário que a comunidade escolar tenha consciência da problemática que...
tracking img