A essencia do homem de acordo com vergilio ferreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vergílio Ferreira foi um escritor Português nascido a 28 de Janeiro de 1916 e veio a falecer a 1 de Março de 1996.
Este foi formado como professor mas mais conhecido como escritor, tendo sidogalardoado em 1992 com o prémio de Camões.
Vergílio Ferreira defendia o Existencialismo, como uma corrente do pensamento que reabsorve no próprio “eu”de cada um, toda e qualquer problemática e a revêatravés do seu raciocinar pessoal ou preferentemente da sua profunda vivência.
Para Vergílio Ferreira a essência do homem é o mito, onde o mito é uma criação por parte do próprio homem, onde este tentaexplicar uma certa realidade existente num determinado lugar e criando um Direito positivo através de conflitos existentes nessa mesma comunidade.
Vergílio Ferreira ao afirmar que o mito está emcrise ele tenta explicar que o homem é que esta em crise de sí mesmo, pois ele é que cria os mitos.
Para Vergílio Ferreira o mito é algo que nasce por sí mesmo e que depois cria o próprio homem, ouseja para este o mito nasce automaticamente, nasce por uma necessidade do próprio homem, o homem cria esse mito e depois esse mesmo mito molda o homem, molda uma certa sociedade.
O homem está em crisesim, uma crise de valores. E o resultado dessa ausência de mitos traduz-se nos mitos falsos criados pelo próprio homem como o caso exemplificado por Vergílio Ferreira, o caso da religião em certospaíses ser como uma mola impulsionadora para a política, ou seja a religião em certos países passa a ser usada na política como um factor ordenador de certa sociedade.
O homem sempre foi um criador demitos, mas agora os mitos esgotaram se ou seja o homem sempre criou ideologias para si mesmo, mas hoje ele já não consegue criar um mito próprio que se encaixe a sua própria realidade, um mito de símesmo.
Virgílio Ferreira dá nos o exemplo do comunismo.
O comunismo foi uma ideologia política e socio-econòmico que pretendia promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes...
tracking img