Resumo caps - plt 413

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE ATIVIDADES III
RESUMO DOS CAPÍTULOS I E II DO LIVRO-TEXTO





























RELATÓRIO DE ATIVIDADES III




























Cap. 1 – Panorama Mundial
1.1 – Ecossistema
São unidades naturais complexas onde há interação e troca entre os organismos vivos (biota) e as substancias não vivas (abióticos) que aconstitui.
Existem dois tipos de fluxos que garantem seu funcionamento e equilíbrio:
• Ciclos Biogeoquímicos: percursos realizados por elementos químicos essenciais a vida (nitrogênio, oxigênio e carbono) que por meio desses ciclos que passam a serem transferidos entre os organismos e para diferentes partes do planeta.
• Fluxo de Energia: fixação da energia solar nas plantas por meio dafotossíntese e a sua transferência no decorrer da cadeia alimentar.
– Natureza e comportamento dos sistemas
Estudos e pesquisas demostram que o equilíbrio dos ecossistemas está em risco em várias partes do mundo, podendo acarretar a escassez recursos naturais necessários para manter a vida e colocar em risco a existência de futuras gerações.
No estudo AEM mostra às condições drásticas de variasespécies de peixes, a elevada vulnerabilidade em que se encontram bilhões de pessoas que vivem em regiões secas, a queda da capacidade dos ecossistemas fornecerem água e as ameaças aos ecossistemas geradas pelas mudanças climáticas e pela poluição. Sendo assim as atividades humanas levarão o planeta a uma onda de extinção de varias espécies, haverá o aumento das pressões sobre os ecossistemas em escalaglobal se não houver mudanças, o uso de tecnologias e de conhecimentos disponíveis atualmente pode reduzir consideravelmente o impacto humano nos ecossistemas e com a ajuda de esforços de todos os setores governamentais, empresariais e institucionais será possível para uma melhor proteção de capital natural.
Na visão da ONU, tiveram modificações rápidas e extensivas nos ecossistemas numaintensidade maior que ocorreu devido á necessidade de atender a demandas crescentes de alimentos, água doce, fibras e energia para uma população mundial que vem crescendo em ritmo acelerado. Tiveram até a melhora das condições de saúde e de vida da população de muitas partes do planeta, mas para isso foi necessário a degradação ambiental. Esse modo de exploração do meio ambiente está relacionado ao modelode produção difundido durante a Era Industrial.
– O Conceito de Serviços Ambientais
Serviços Ambientais são definidos como os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pela interação que ocorrem no interior dos ecossistemas (ALMEIDA,2008,p.7)
A AEM enfatiza a necessidade de fazer mudanças drásticas para promover um uso menos destrutivo do capital natural, mas écomplicado por conta da concentração populacional urbana e o seu estilo de vida.
Os serviços Ambientais foram divididos em três categorias, totalizando 24 unidades, e uma quarta que dá suporte aos demais:
• Serviços de Suporte: formação de solos, ciclagem de nutrientes, produção de oxigênio e o sequestro de carbono.
• Serviços de Provisão: alimentos, água doce, madeira, fibras e combustíveis.
•Serviços Reguladores: regulamentação do clima, controle de enchentes, qualidade da água e controle de doenças.
• Serviços Culturais: valores estéticos, espirituais, religiosos, educacionais e de lazer (inclui ecoturismo).

1.2 – Mudanças Climáticas
– O Impacto do Homem Sobre as Mudanças Climáticas
Os efeitos das mudanças climáticas estão sendo observados por todos. As rotas de migração deanimais estão sendo alteradas, as fases de crescimento e floração das plantas estão mudando, o nível dos oceanos está aumentando, recifes de corais estão se desintegrando e as populações estão enfrentando secas e chuvas intensas ou sendo vítimas de desastres ambientais.
1.3 – Sinais das Mudanças Climáticas

A partir da década de 1990 pontam fenômenos de que os ecossistemas estão tendo de se...
tracking img