Resumo capitulo 4 livro do Caravantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
Capitulo 4 “Um Mundo em Mudanças”.

A época que atravessamos é de mudança. Mudança de caráter social, político e econômico. Tais mudanças não são apenas alterações dos procedimentos tradicionais, mas se caracterizam pela profundidade e radicalidade com que se processam.
Nosso esforço de análise e de “aposta“ em relação ao futuro ira se concentrarem áreas especificas, que caracterizam o que chamamos de o novo contexto. Mudanças significativas que irão se materializar em 10 ou 20 anos, mas que já estão em andamento e exercem impacto significativo.
PESTLE – Planejamento estratégico que engloba as variáveis Políticas, Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Legais e Ecológicas. Onde deve ser ampliado para PESTLEE, comacréscimo da variável Ética. Tal modelo apresenta vantagens e desvantagens:
Vantagens:
A analise faz com que levemos em consideração os fatores externos que tem impacto sobre a organização
O modelo proposto estabelece uma estrutura para ordenar um conjunto de fatores extremamente complexos.
Desvantagens:
A analise de fatores externos à organização pode gerar uma lista quase infinita de fatores enem todos serão significativos
É muito difícil definir “acontecimentos –chaves”, tais como guerras, atentados terroristas, que podem alterar radicalmente a postura de uma organização.
Esta analise é time-consuming, isto é, demanda tempo.
O tempo gasto na coleta e no processamento das informações pode impedir que decisões urgentes sejam tomadas.
Dentre as sete variáveis participantes , iremosselecionar três:
1 – Diz respeito às novas tecnologias.
2 – Trata-se de um fator chave da variável social, chamado de a nova demografia.
3 – Corresponde a globalização. Perdão a glocalização, que é um neologismo, resultante da associação dos termos global e local.



a) As novas tecnologias
Constatamos que a cada trinta anos uma nova ciência ou um novo desenvolvimento tecnológico surge,acarretando enormes modificações na economia e, por extensão, na sociedade como física e, no terço final a tecnologia da informação e das comunicações predominam. Já no extertores do século, foi a biologia.

1ª A Química – Reformataram o mundo no inicio do século, seu impacto na área do petróleo e seus derivados; a produção da aspirina; a descoberta do processo Harber-Frisch para afixação do nitrogênio (com reflexos negativos, como a produção de gazes venenosos); o rayon, na produção de tecidos e vestuário.
2ª A Física – Desenvolvimento mais lento em relação a química em sua fase inicial. Os desenvolvimentos teóricos foram efetivamente mostrar seus efeitos quando o primeiro microscópio eletrônico foi inventado e o primeiro cicloton para o estudo do núcleo do átomo foiconstruído, e o deutérium foi descoberto. (efeitos negativos: a bomba nuclear e o desenvolvimento de novos armamentos)
3ª Tecnologia da informação – Fundamentadas no desenvolvimento do transistor. Apercebeu-se de que o numero de transistores que podiam ser compactados em um único chip duplicava a cada doze meses, a Lei de Moore.
4ª Biologia – Biociências, genética e outrassubáreas – contribuir para a saúde, a longevidade humana e a manutenção do ambiente; a produção de alimentos geneticamente modificados, a criação de novas formas de combustíveis, um ambiente livre de poluição. Avanços já resultaram na criação de pele humana, da regeneração de orégãos, do surgimento das celulas-tronco e de enzimas específicos para combater o processo de envelhecimento.Em um futuro bem próximo, todo individuo terá seu genoma seqüenciado, o que permitira a customização, em massa, tanto das drogas quanto das terapias.
O desenvolvimento da biotecnologia exigirá mais e mais capacidade computacional, de forma a cumprir o papel dela esperado. Diferentes áreas, estão surgindo, tais como a cognitronics, engloba lógica fuzzy, redes mensais e...