Resumo " capitaes da areia "

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTO HISTÓRICO:
Para que haja clara compreensão da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, é preciso entender o contexto histórico que se passava em 1930, década em que foi escrita.
Com a queda da Bolsa de Nova York, o Brasil viveu a Revolução de 30. Reflexo da revolta de jovens militares, da população de classe média, do, a Revolução foi idealizada a partir da aliança desses setores eoutros também marginalizados politicamente.
Jorge Amado foi um dos mais importantes militantes dessa época e um dos responsáveis por criar um estilo novo na literatura, um estilo que era moderno e liberto da linguagem tradicional. Nele, incorporou-se a linguagem regional e as gírias locais.
Capitães da Areia e uma obra que mostra as diferenças de classe, a má distribuição de renda e os efeitos damarginalidade na vida de crianças e adolescentes, que vivem brutalizados por um sistema social perverso. Trata-se de uma das obras de maior engajamento social e político do autor, que pertenceu ao Partido Comunista Brasileiro.
Foi publicada em 1937 e faz parte da primeira fase de Jorge Amado.

RESUMO DA OBRA:
Capitães da Areia narra a realidade de menores abandonados da Bahia, que vivem numvelho trapiche. O grupo, liderado por Pedro Bala, é composto por meninos que lutam diariamente pela sobrevivência, tornam-se homens muito cedo, aprendem a reagir à situação de que são vítimas. Possuem vida sexual, lidam com dinheiro, enganam, bebem, fumam, roubam, estupram, enfrentam a polícia, aprendem que a infância não é para eles. Adquirem a malícia necessária para sobreviver ao meio. No entanto,são meninos, cheios de sonhos, mas sem família, colhendo migalhas de amor, abandonados pela vida, porém são todos muito unidos e se importam uns com os outros.
A obra possui um contraste interessante entre a crueldade das crianças, e a pureza. A crueldade é o que eles recebem da sociedade e por isso devolvem, e a pureza está presente por ser uma característica de toda criança.
Filho de um lídersindical, Pedro Bala fica órfão muito cedo e aprende a lidar com a realidade das ruas. Cheio de ousadia e coragem, torna-se o líder dos Capitães de Areia. Conhece os prazeres sexuais também muito jovem, tanto ele como os demais do grupo estupram as negrinhas nas ruas à noite, freqüentam bordéis, bebem, fumam e jogam. Apesar disso, Pedro descobre o amor puro da adolescência com Dora, menina órfãcujos pais morrem da epidemia de varíola.

Dora torna-se sua noiva e integrante ativa do grupo, participando de todas as ações na companhia dos meninos. Mas em um dos roubos, os Capitães de Areia são presos pela polícia. Num ato de coragem, Pedro Bala consegue distrair os policiais para que os amigos possam fugir. No entanto, ele e Dora são presos. O líder dos Capitães vai para o reformatório,onde é torturado pela polícia, e Dora, para o orfanato, onde também sofre maus-tratos. Bala consegue fugir e resgata a namorada, que adoece pelo tratamento recebido. O casal vive uma noite de amor e Dora amanhece morta. O menino não se conforma que sofrera mais uma grande perda em sua vida.
Pedro Bala continua a luta diária, e encontra na luta sindical a esperança. Pedro é mais que um líder demeninos abandonados, é forte, um herói, representa o idealismo e a resistência.
O grupo tem também outros personagens importantes, como o negro João Grande, bondoso e forte, o Professor, de grande potencial artístico e intelectual, Pirulito, místico e introvertido, o Gato, elegante e conquistador, típico malandro brasileiro, o Sem-Pernas, menino com deficiência, cuja revolta encobre a pureza e abondade, Volta Seca, afilhado de Lampião.
A obra de Jorge Amado retrata a crueldade da vida desses meninos de rua, a luta diária por alimento e dinheiro. As desigualdades sociais e o comportamento violento dos meninos são abordados como frutos da marginalização; da desonestidade, do egoísmo e do pouco caso das classes dominantes. Porém em meio a essa realidade fria, cenas de singelo lirismo mostram...
tracking img