Visita domiciliar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Visita domiciliar
A visita domiciliar é um instrumento de trabalho do serviço social, tendo como objetivo principal conhecer as condições de vida da população usuária, logo garante uma aproximação da instituição com a realidade do usuário.
A visita domiciliar é realizada pelo assistente social, porque possui capacidade teórico e metodológica para analisar tal situação, em principal o contexto sócio econômico, não tratando esses sujeitos na sua singularidade.
Para realizar tal atividade a instituição deve garantir condições necessárias, como transporte, entretanto em um contexto de desmonte dos serviços públicos, que pouco garante condições mínimas para o trabalho, fica cada vez mais difícil a implementação desse trabalho.
Ainda é importante ressaltar questões como, quando o usuárioesta na instituição trata-se de um espaço publico, mas quando o assistente social vai ate sua casa esta em um espaço privado. Portanto a visita domiciliar deve ser  realizada em conformidade com o nosso código de ética para não retornamos no serviço social conservador, visto que tal instrumento de trabalho foi utilizada como controle das classes populares.

Vale ressaltar problemas como alocalização, pois há locais de risco onde não se pode chegar desacompanhada ou existem locais de difícil acesso onde é preciso a ajuda dos moradores para dar informação. Alem disso o tem problemas como o trafico em algumas comunidades. Ainda temos que ter cuidado pois muitas famílias confundir o nosso trabalho com o de um policial .

A visita domiciliar deve ter três momentos: 
1.      Identificaçãoe explicação do motivo de estar ali 
2.      Desenvolver o objeto da visita 
3.      Fazer um feedback dos assuntos conversados

Aspectos práticos da visita domiciliar
A Visita Domiciliar possibilita a aproximação do cotidiano dos usuários pelos profissionais que utilizam este instrumento, os quais podem observar as interações familiares e a rede social em que aquele está inserido, o quefavorece o entendimento do indivíduo em todos os aspectos a partir das causas sociais.
Desse modo, a Visita Domiciliar é uma técnica que permite melhor aproximação da realidade do indivíduo ou do grupo aos serviços, permitindo ao profissional melhor entendimento da situação em que se encontra o visitado. Para o sucesso dessa prática profissional é essencial que se faça um planejamento prévio, a fimde possibilitar a melhor intervenção. Assim é essencial que o profissional disponha de um roteiro para nortear sua ação.
Sugere-se que a Visita Domiciliar seja realizada por dois ou mais profissionais, de modo que a observação da situação seja feita por um, enquanto o outro preenche os instrumentos (questionários, fichas etc.). A observação deve ser seletiva, respeitando-se o conteúdo que sedecidiu trabalhar.
Relatamos a seguir alguns elementos que os profissionais devem observar ao realizarem Visita Domiciliar.
1- Estar preparado para encontrar a verdade da situação em que está inserido o usuário e família. Motivações, situações e necessidades que levam os indivíduos a agirem de determinada forma. Assim é preciso preparar-se para ver as relações sociais em sua singularidade;
2-Entender o processo de adaptação da família ao profissional. Faz-se necessário respeitar o tempo da família ou do indivíduo para a construção do vínculo;
3- Captar todas as comunicações. É essencial que se esteja sensível ao receptor, ficando-se atento à comunicação não-verbal e percebendo o que está à volta, sejam aspectos comportamentais ou materiais. Por isso, o profissional precisa estarpreocupado em olhar o conjunto de elementos a sua volta, pois a realidade é complexa. É importante buscar evidências no que está invisível, ouvir o que não se espera ouvir, não bloqueando a visão da realidade diferente. Para isto é necessário abrir mão de preconceitos ou padrões pessoais;
4- Utilizar linguagem compatível com a do usuário, para que não haja barreiras na comunicação. Repete-se a...
tracking img