Resumo bruno zevi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Cap. 1 – A ignorância da arquitetura

O publico interessa-se por pintura e musica, por escultura e literatura , mas não por arquitetura.
Os jornais dedicam colunas inteiras a um novolivro ou a uma exposição, mais ignoram a edificação de um novo palácio, ainda que seja obra de um famoso arquiteto. E , se todos os jornais que se prezam tem um noticiário sistemático de musica , deteatro , de cinema e pelo menos uma coluna semanal sobre as artes, a arquitetura continua a ser a grande esquecida pela imprensa.
Assim como não existe uma propaganda adequada para difundir a boaarquitetura, também não existem instrumentos eficazes para impedir a realização de edifícios horríveis. A censura funciona para os filmes e para a literatura, mas não para evitar escândalos urbanísticose arquitetônicos, cujas consequências são bem mais graves e mais prolongadas do que as da publicação de um romance pornográfico.
Qualquer um pode desligar o rádio e abandonar os concertos, nãogostar de cinema e de teatro e não ler um livro, mas ninguém pode fechar os olhos diante das construções que constituem o palco da vida citadina e trazem a marca do homem no campo e na paisagem.
Há,portanto, muito o que fazer. É tarefa da segunda geração de arquitetos modernos, uma vez superada a ruptura psicológica do ato de gestão do movimento funcionalista, restabelecer uma ordem cultural.Passado o tempo da ostentação de novidades e dos manifestos de vanguarda, a arquitetura moderna insere-se na cultura arquitetônica, propondo antes de mais nada uma revisão critica desse mesma cultura.Pode-se dizer que todos os livros de critica arquitetônica contem pelo menos um trecho que diz respeito a essa exigência. Na produção critica dos últimos anos, essas referencias tornaram-se cada vezmais frequentes, a presente contribuição não constitui, por isso, uma nova descoberta, ela pretende apenas compendiar e esclarecer os resultados críticos mais recentes, que pressupõem todo o imenso...
tracking img