Resumo brasil republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil Republicano
O período de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas.
ARepública da Espada
Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. O Brasil foi governado por militares.

A Constituição de 1891Primeira Constituição
Após o início da República havia a necessidade da elaboração de uma nova Constituição, pois a antiga ainda era do tempo da monarquia. A constituição de 1891, garantiualguns avanços políticos, A nova constituição implantou o voto para os cidadãos
República das Oligarquias
O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis.Política do Café-com-Leite
Os presidentes desta época eram políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário político darepública
Se por um lado a política do café-com-leite privilegiou e favoreceu o crescimento da agricultura e da pecuária na região Sudeste, por outro, acabou provocando um abandono das outrasregiões do país.
Política dos Governadores
Esta política visava manter no poder as oligarquias.Era uma troca de favores políticos entre governadores e presidente. O presidente apoiava oscandidatos dos partidos governistas , enquanto estes políticos davam suporte a candidatura presidencial e também durante a época do governo.

O "coronel" era muito comum durante os anosiniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava.
OConvênio de Taubaté
Essa foi uma fórmula encontrada pelo governo republicano para beneficiar os cafeicultores em momentos de crise. Quando o preço do café abaixava muito, o governo federal...
tracking img