Resumo - art nouveau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício _ Resumo: Art Nouveau
* Art Nouveau
O Art Nouveau surge do ponto de vista sociológico, para satisfazer a “necessidade da arte” de todos. Se espalha interessando a todos os paísesEuropeus e Americanos onde se havia certo grau industrial. A difusão dessa nova ideia se dá por meio de revistas de arte e moda, publicidade, comércio, exposições mundiais e espetáculos. Interessa a todas ascategorias, uma verdadeira moda que se apresenta a todos, despertando o interesse por um produto novo e a decadência do velho, o fetichismo da mercadoria. Trata-se do novo gosto da burguesia moderna,penetrando desde a alta burguesia até a média e baixa burguesia, mesmo com produtos de qualidade inferior, afinal, o Art Nouveau nada mais é que a expressão típica do espírito modernista.
Essa novaera se explica pela velocidade da ascensão da tecnologia industrial, ou seja, essas liberdades expressivas da criatividade, da poesia, da juventude, da primavera e da floração, estão totalmente ligadasàs máquinas, as quais já estão razoavelmente aperfeiçoadas para a produção em série desses projetos feitos pelos artistas.
“O Art Nouveau é um estilo ornamental que consiste no acrécimo de umelemento hedonista a um objeto útil; já Ruskin afirmara que a “poesia” da arquitetura reside inteiramente no ornamento, pois apenas para além do útil é que pode surgir um valor espiritual.”. No entanto aopassar o tempo a cara desse estilo vai se transformando. O ornamento deixa de ser um acréscimo a algo e passa a ser o próprio objeto, “se transforma de superestrutura em estrutura”. O útil (funcional)se torna belo (ornamento). Além disso, a classe trabalhadora acaba sendo excluída de todo esse processo sem poder usufruir dos bens, sem requalificação do trabalho, o Art Nouveau estava voltado para aeconomia capitalista. “O Art Nouveau é ornamentação urbana; mas o entusiasmo pela nova “primavera”, que invade os centros dos negócios e os bairros residenciais das cidades com adornos florais e...
tracking img