Resumo art nouveau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Art Nouveau
Origens e influencias.
O movimento art nouveau, surgiu na Inglaterra durante o período conhecido como “La Belle Époque” (1880 a 1905 aproximadamente).Um estilo novo, extremamente decorativo, com formas orgânicas, influenciou tanto a arquitetura quanto a o design e as artes plásticas. A Revolução industrialpossibilitou a Arte Nova se desenvolver, graças as suas novas tecnologias como a litografia colorida, muito usada em cartazes da época, e ao uso de novos matérias, principalmenteo ferro e o vidro, muito usados nas edificações arquitetadas neste estilo.

Trabalho em litografia P&B do artista Arthur Mackmurdo, de 1883, considerada averdadeira primeira peça do movimento Art Nouveau.

Rótulo de loção. Litografia Colorida.

Casa Tassel, Bruxelas (1892 – 93). Projetada por Victor Horta, um dos arquitetospercursores do movimento.
As principais influencias do estilo Art Nouveau foram o Barroco, o Rococó e o Gótico com seus ornamentos; o movimento Arts & Crafts comseu artesanato; a arte Chinesa e Japonesa, com sua delicadeza; e o Historicismo Celta, com suas formas orgânicas vegetais e animais.
O movimento foi difundido emvários países, sendo Art Nouveau (arte nova) na França e na Inglaterra, Modern Style (estilo moderno) na America do Norte, Stile Liberty (estilo liberdade) ou Stile Floreale(estilo floral) na Italia, e na Alemanhã foi criado uma vertente chamada de Jugendstil.

Igreja da Sagrada Familia em Barcelona. Uma mistura dos vários estilos queinfluenciaram a Art Nouveau. Pelo arquiteto Antonio Gaudi.

Fontes:
Sites – www.wikipedia.com.br
Livros – FAZIO, Michael; MOFFETT, Marian; WODEHOUSE, Lawrence. A h
tracking img