Resumo Amizade entre filosofia e educa o Rohden

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Amizade, entre Filosofia e Educação
Luiz Rohden

Neste artigo, Rohden desenvolve relações acerca do processo de reflexão filosófico e pedagógico destacando os conceito de amizade e diálogocomo elementos chave desta relação. Para explicitar tais ideias, o autor toma de Platão a concepção de diálogo autêntico, de Aristóteles resgata a concepção de amizade situada num contextoético-político e por fim, de Gadamer retoma a noção de educação como um auto educar-se e o destaque que este processo atribui ao ouvir, tomando-o como condição necessária da filosofia.
A educação, refletida doponto de vista filosófico, leva-nos às origens da filosofia, onde em Platão já se observava um método de ensino aplicado ao processo filosófico-pedagógico. Ora, este método era precisamente o diálogo.Esta espécie de diálogo que trata Platão, pressupõe um acordo com o interlocutor, que deve poder atender três condições: o saber, a boa vontade ou benevolência, e a sinceridade. Nesta proposta, devehaver uma coerência entre o nível argumentativo (lógico) e o nível da vivência (pragmático) (p.114). A proposta do autor é a de que a concepção platônica de diálogo deva ser tomada hoje em relação aoproblema da normatividade da razão pedagógica, dada a atualidade das condições de sua constituição, a saber, sinceridade e boa vontade, tracejado pela regra do não contradizer-se. (p.115)
O conceito deamizade resgatado em Aristóteles remonta aos nossos dias atuais, justificando um necessária relação entre política e ética no sentido do bem pensar e do bem agir. De acordo com a visão aristotélica,“faz parte da amizade o desejo de viver juntos (...), mas as pessoas não podem conviver s não são mutuamente agradáveis e não apreciam as mesmas coisas.”(p.118) Nesse sentido, há certas condições para oacontecer da amizade, condições essenciais como confiança e dignidade. A amizade precisa demonstrar-se digna e de confiança, o que se dá através do convívio temporal. Na amizade, é preciso...
tracking img