Resumo AD1 Tópicos em Educação Especial Pedagogia Unirio Cederj

614 palavras 3 páginas
Resumo para a Primeira Avaliação à Distância de Tópicos em Educação Especial

Fabiana de Carvalho Guerra

1)Principais contribuições de Binet e Spearman para a evolução do conceito de inteligência

As principais contribuições de Binet para evolução do conceito de inteligência foram: considerar que a inteligência seria a capacidade de realizar juízos corretos e afirmar que a inteligência de qualquer pessoa poderia ser desenvolvida com uma assistência adequada.
Spearman contribuiu para a evolução do conceito de inteligência ao elaborar a teoria de que a inteligência seria constituída por diversos fatores, sendo que, um fator geral (‘g’) seria a energia impulsionadora dos demais fatores específicos (‘s’).
Os testes de inteligência foram usados como uma medida da capacidade de sucesso escolar do aluno. Essa prática, puramente segregatícia, contribui para o processo de exclusão no sistema escolar.
Ao invés de selecionar os alunos mais ou menos capazes, a escola deve se interessar pelas capacidades de cada aluno e se adaptar a suas necessidades, contribuindo para seu crescimento intelectual e pessoal.

2) Fatores de influência relevantes do desenvolvimento da inteligência na prática escolar

Os fatores de influência que considero mais relevantes na pratica escolar são a variedade de estímulos e o encorajamento.
A atividade escolar deve ser desafiadora, de forma a estimular o desenvolvimento das capacidades e habilidades do educando.
O professor, como mediador da aprendizagem pelo aluno, deve encorajá-lo na superação de suas dificuldades e a dar os passos necessários nesse processo de construção do conhecimento.

3) Plasticidade Neuronal

A plasticidade neuronal é a capacidade que o cérebro humano possui de reorganizar as sinapses (transmissão de sinais entre os neurônios) de acordo com diferentes interferências externas, conseguindo, desta forma, encontrar diferentes caminhos para seu funcionamento.
Conhecendo o conceito de plasticidade neuronal e

Relacionados