Resumo-aberastury, arminda. a entrevista inicial com os pais. em a. aberastury. psicanálise da criança: teoria e técnica, (pp. 81-83. porto alegre, artes médicas, reimpressão 2008.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (FTC)
CURSO DE PSICOLOGIA – CAMPUS JEQUIÉ/BA





MIGUEL NASCIMENTO DE OLIVEIRA








RESUMO
ABERASTURY, Arminda. A entrevista inicial com os pais. Em A. Aberastury. Psicanálise da Criança: teoria e técnica, (pp. 81-83. Porto Alegre, Artes Médicas, reimpressão 2008.

a) O motivo da consulta; b) História da criança; c) O dia de vida; d)Relações familiares














JEQUIÉ
2012
MIGUEL NASCIMENTO DE OLIVEIRA









RESUMO
ABERASTURY, Arminda. A entrevista inicial com os pais. Em A. Aberastury. Psicanálise da Criança: teoria e técnica, (pp. 81-83. Porto Alegre, Artes Médicas, reimpressão 2008.

a) O motivo da consulta; b) História da criança; c) O dia de vida; d) Relações familiaresTrabalho elaborado na disciplina Psicodiagnóstico, do Curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) - Campus de Jequié/BA, ministrada pelo Profª. MSc. Wilza Assunção Braz, como parte obrigatória da avaliação individual da I unidade de 2012.1.


















JEQUIÉ
2012
RESUMO
ABERASTURY, Arminda. A entrevista inicial com ospais. Em A. Aberastury. Psicanálise da Criança: teoria e técnica, (pp. 81-83. Porto Alegre, Artes Médicas, reimpressão 2008.



Quando a consulta é por causa de uma queixa ou problemas com a crianças, o psicólogo marcará uma entrevista com os cuidadores, mas, deixando bem claro que neste primeiro contato da entrevista a criança não deve estar presente, mas, informando-a sobre tal.Normalmente é a mãe que comparece, mesmo pedindo a presença também do pai. Qualquer presença ou ausência é indicativo do desempenho do grupo familiar em relação à criança, mas é bom que se tenha cuidado para não mostrar preferência a qualquer pai quando os dois comparecem na entrevista. Nesse primeiro contato o importante é tentar compreender o problema com a criança e não para gerar maisconflitos.
Para formar uma opinião sobre o grupo familiar, mas especialmente do casal, o psicólogo deve se apoiar na impressão dessa entrevista, considerando todos os dados colhidos. Sobretudo, jamais se deve pensar na idéia de interrogatórios - com os pais se sentindo encurralados. Mas, com a habilidade psicoterapeuta deve tentar aliviar-lhe a angústia e a culpa por causa do problema do filho(a).É preciso ter sempre em mente que a terapia é com o filho(a) e investigando o problema ou sintoma para uma futura intervenção.
Os dados que dão os pais muitas vezes imprecisos, distorcida ou superficial, já que normalmente não têm pleno conhecimento da situação durante a entrevista e podem se esquecer daquilo que é conhecido, em parte por causa da angústia que esse saber acarreta.“Veem-nos como juízes. Além disso, não podem, em tempo tão limitado, estabelecer uma relação com o terapeuta... “. (p. 82).
Portanto, o objetivo da entrevista é fazer com que os pais falem a cerca da criança e da relação com ela; o tratamento deverá seguir esse critério e jamais fugir disso. O psicólogo não deverá finalizar essa entrevista sem ter colhido os seguintes dados básicos com relação ao seufilho(a) e que podem durar entre uma e três horas:


a) O motivo da consulta;
b) História da criança;
c) O dia de vida;
d) Relações familiares


a. Motivo da consulta

O obstáculo mais difícil para os pais é a de falar sobre o que não vai bem com o filho. Tal resistência não é de conhecimento consciente deles, visto que esta já foi vencida quando decidiram pela consulta.Os cuidadores precisam perceber que tudo o que falam sobre as recordações dos acontecimentos que envolveram seus filhos sobre o motivo da consulta é importante para a compreensão da origem e causas da neurose na criança.
A comparação dos dados obtidos durante os testes da criança com os fornecidos pelos pais na entrevista inicial é muito importante para avaliar em profundidade a...
tracking img