Resumo 1-86

Páginas: 3 (523 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS - UNIAMÉRICA

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

RELATORIO DE VISITA TECNICA
TRATAMENTO DE EFLUENTES DA FRIMESA-PR

Allan de Campos Rocha
Waldemir Luchis
João Cleber
DarleiMarcos Marques

Foz do Iguaçu – PR
Outubro, 2012

Allan de Campos Rocha
Waldemir Luchis
João Cleber
Darlei
Marcos Marques

RELATORIO DE VISITA TECNICA
TRATAMENTO DE EFLUENTES DA FRIMESA-PR

Relatórioapresentado à disciplina de Monitoramento e Controle da Poluição da Água, do VIII Período, ministrada pela professora Jocylaine Maciel Nunes.

Foz do Iguaçu – PR
Outubro, 2012
INTRODUÇÃO

A visita aindustriada Frimesa localizada em Medianeira-PR, que tem como atuação na industrialização de carne suína e leite, foi realizada para conhecer os métodos utilizados e as etapas de tratamento deefluentes, que são despejados no rio alegria pelo fato de que os efluentes líquidos não tratados ao serem despejados com os seus poluentes característicos causam a alteração de qualidade nos corpos receptorese consequentemente a sua poluição.

TRATAMENTO DE EFLUENTES

O tratamento do efluente é composto por 4 lagoas de tratamento e 1 flotador físico-quÍmico. Os resíduos recicláveis utilizados nosprocessos de fabricação dos produtos (mais de 330), como papeis, papelão e plástico são devidamente acondicionados em um lugar próprio para que seja vendido.
O tratamento do efluente se inicia em duaslinhas de tratamento, nas peneiras vermelhas e verde. Na peneira vermelha segue o efluente com maior teor de sólidos grosseiros, como sangue e gordura e na linha verde a água usada na lavagem dos locaisonde se encontram os suínos que chegam a Frimesa e permanecem até 6 horas para a lavagem estomacal dos mesmo. O resíduo gerado na linha verde segue para o biodigestor, que possui um volume de 2.500 m³,utilizado para minimizar os impactos ambientais e contribuir para reduzir os custos da empresa.
Cada linha de tratamento (vermelho e verde) possuem decantadores, no decantador vermelho é removido o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 86 210 1 PB
  • 86 169 1 SM 1
  • RESUMO 1
  • RESUMO 1
  • Resumo 1
  • Resumo 1
  • RESUMO 1
  • Resumo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!