Resumao literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA DA ROSELI - REALISMO/NATURALISMO

Segundos anos - 2011

REALISMO: termo que está ligado a obras literárias que retiram sua temática da vida real, do mundo real, que será observado de maneira objetiva, fotográfica e documental , evitando a subjetividade do artista. O Realismo é, portanto, a tendência literária que procura representar, acima de tudo a verdade, isto é, a vida talcomo é, utilizando-se para isso da técnica de observação e da documentação, bem ao contrário do Romantismo. Sua palavra chave é REALIDADE.
A figura mais expressiva da corrente realista, no Brasil, foi MACHADO DE ASSIS, que em 1881 publicou o seu livro MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, inaugurando o Realismo. Neste livro, um defunto revela seus desafetos a sua visão desencantada do homem e davida. Em outras palavras, um narrador, já morto, rememora sua vida, constituindo-se, dessa forma, um defunto-autor. Qual seria o objetivo de Machado em criar um narrador já morto? Ora, para narrar sua vida com total isenção, Brás Cubas teria que estar totalmente desvinculado de qualquer relação com a sociedade, com a própria vida. A morte propicia um total desprendimento, uma total sinceridade.Ironicamente, Brás Cubas assim escreve a dedicatória do livro: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas minhas memórias póstumas.” Com o verbo “roeu” no passado, percebemos que Brás Cubas não é mais nada, não existe, não deve satisfações a ninguém, é livre, soberano, absoluto para pintar a vida, as pessoas, a si próprio. Outro ponto muitointeressante na obra de Machado é o humor frio e irônico com que trata seus personagens. Em M.P de Brás Cubas, por exemplo, cita: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis.”
Mas, MACHADO DE ASSIS não foi somente romancista. O escritor carioca produziu em todas as áreas de criação literária, além de exercer uma participativa presença como jornalista. Foi, inclusive, o primeiropresidente e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Sem comprometer a qualidade de seus textos, essa variedade caracteriza a personalidade de um homem de idéias do século retrasado. Escreveu romances , teatro, poesias e crônicas, além de crítica literária.
Machado vai, também, travar intertextualidade com outros romances, reflexos de suas leituras através de citações, paródias ou inserçãodesses textos na trama e no desenvolvimento e, com freqüência faz referências à História do Brasil como, Independência, Guerra do Paraguai, Abolição da Escravatura, entre outros.
DOM CASMURRO vem a ser um belo exemplo dessa nova literatura inaugurada por Machado. CAPITU (que era conhecida por Ter olhos de ressaca), sua principal personagem é, do ponto de vista moral, um mistério, pois eu retratofoi traçado por um homem que talvez não a tenha compreendido. Mas é possível que fosse apenas uma mulher que soube encantar o marido a ponto de despertar-lhe um ciúme doentio e um, desequilíbrio diante da vida. Toda a problemática do romance está nos efeitos que ela provocou no narrador. No final, fica a dúvida: traiu ou não traiu? Dom Casmurro é considerado o romance mais ambíguo da literaturabrasileira.
Embora tenhamos estudado o Realismo isolado do Naturalismo, ambos os movimentos são simultâneos e sucessivos. Entre essas duas correntes literárias há muitos pontos comuns: a objetividade, o Cientificismo, o materialismo e as críticas às instituições burguesas, principalmente ao clero e à monarquia. No mesmo ano em que Machado publicou o Memórias Póstumas de Brás Cubas, marcoinicial do Realismo, Aluísio de Azevedo escandalizou a sociedade carioca com a primeira obra naturalista : O MULATO. Podemos, então dizer que o Naturalismo é uma extensão exagerada do Realismo, por isso, um texto naturalista é realista mas não podemos afirmar que um texto realista seja naturalista.
Entre as características que irão definir o naturalismo estão o Determinismo em que o homem é...
tracking img