Ler dort

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Goiás
Disciplina: LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
ATIVIDADE
Graduação: Ensino Superior Incompleto – Enfermagem - Faculdade de Enfermagem-UFG – Goiânia - GO

Questão 01:
“As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são por definição fenômenosrelacionados ao trabalho. São danos decorrentes da utilização excessiva imposta ao sistema músculo-esquelético e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga. Abrangem quadros clínicos do sistema músculo-esqueléticoadquiridos pelo trabalhador submetido a determinadas condições de trabalho.” (KUORINKA e FORCIER 2005).
Assinale as alternativas que constituem sinais e sintomas precoces comuns às patologias que constituem o grupo de doenças denominadas LER/DORT:
(X) dor esporádica, geralmente ao final da jornada de trabalho
(X) sensação de cansaço nas mãos ou braços
(X) dor localizada relacionada ao movimentoe/ou postura
(X) dormência e choque
(X) fraqueza muscular e deformidades
(X) dor difusa e comprometimento funcional dos membros superiores

Questão 02:
“A etiologia das LER/DORT é multifatorial, sendo importante analisar os vários fatores de risco envolvidos direta ou indiretamente. Os fatores de risco não são independentes, interagem entre si e devem ser sempre analisados de formaintegrada. Envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho.”
Assinale as alternativas que representam fatores de risco para LER/DORT:
(X) trabalho com membros superiores elevados
(X) cobrança contínua da chefia para produzir cada vez mais e errar cada vez menos.
(X) invariabilidade do movimento
( ) planejamento ergonômico
(X) móveis inadequados efalta de manutenção dos equipamentos
(X) ambiente frio e com ruído
(X) ritmo extenuante da jornada de trabalho
( ) programas de saúde do trabalhador, como a ginástica laboral
(X) ausência de pausas distribuídas para recuperação
(X) auto gasto de energia da tarefa
(X) monotonia ou auto nível de estresse

Questão 03:
“A etapa do estabelecimento da relação de causa e/ou agravamentoentre o trabalho e o quadro clínico é uma atribuição multidisciplinar, necessitando de anamnese ocupacional cuidadosa. Uma vez estabelecido o nexo causal, os casos de LER/DORT deverão ser notificados ao SINAN e caso o trabalhador tenha vínculo empregatício vigente regido pela CLT e seja segurado do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT) do INSS também deverá ser notificado à Previdência Socialatravés da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). Quando necessário, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica também deverão ser comunicadas.”
Assinale as alternativas corretas que representam condutas adequadas diante um caso de LER/DORT:
(X) Se o paciente apresenta quadro clínico característico de LER/DORT e a anamnese ocupacional evidencia fatores de risco para a ocorrência de LER/DORT o casodeve ser notificado ao Sistema de Informação Nacional dos Agravos Notificáveis (SINAN), seja trabalhador do mercado formal ou informal, com ou sem registro de carteira assinada.
(X) A notificação à Previdência Social através da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser feita para os casos de LER/DORT apenas quando o trabalhador possuir vínculo empregatício vigente regido pela CLT eseja segurado do Seguro de Acidente do Trabalho (SAT) do INSS.
(X) Se o paciente apresenta quadro clínico característico e a anamnese ocupacional deixa dúvidas quanto à existência de fatores de risco para a ocorrência de LER/DORT deve-se encaminhar o paciente ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para elucidação da relação do quadro clínico com o trabalho.
(X) Os objetivos dos...
tracking img