Restful

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RestFul

Sistemas Distribuídos

Resumo

Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA) fornecem um mecanismo para sistemas potencialmente diferentes para se integrar com o outro, mesmo em linguagens de programação e plataformas. O conceito básico é que se você tiver um sistema proprietário ou de um sistema com o qual pretende que outros sistemas interagem, é melhor colocar um serviço na frentedesse sistema e, em seguida, permitir que seus outros sistemas para interagir com o serviço ao invés de diretamente com o sistema de destino.
Palavras-chave: Arquitetura. Plataformas. Interagir. Sistema.

1 Introdução

Dentre o resumo apresentado um bom exemplo de um sistema que você pode querer desenvolver, é um serviço para um aplicativo de mainframe: o código que você escreve parainteragir com o mainframe é proprietário e pode ser complexo, então seria mais fácil desenvolver o mainframe de código interativo uma vez e depois expor algumas funcionalidades através de um serviço web. Em seguida, suas aplicações, que podem ser Java, . NET, C, C + +, PHP ou outros, rodando em Windows, Linux, Unix, etc, podem interagir com o serviço da Web usando um protocolo baseado em padrões e aspeles de serviços web os detalhes do código de interação mainframe.

1.1 Conceitos

Enquanto SOA define os conceitos arquitetônicos, que não especifica os detalhes de implementação. Isso é onde os serviços da Web são: serviços web é uma implementação SOA que lhe permite perceber arquiteturas orientadas a serviços. Nos primeiros dias de serviços web, a maioria da comunicação foi realizadautilizando o Simple Object Access Protocol (SOAP), que definiu um formato de documento padrão baseado em XML com aplicações poderiam se comunicar. SOAP evoluiu para ser um formato de documento muito rico que lhe permite transportar dados de um sistema para outro e para invocar comandos em um servidor remoto.

1.1.2 Definição

REST foi desenvolvido juntamente com a especificação HTTP 1.1, com aintenção de seguir o comportamento adequado que seria de esperar a partir da especificação HTTP. Por exemplo, as métodos HTTP GET, POST, PUT e DELETE todos têm significados específicos em uma arquitetura REST. O conceito por trás dos serviços RESTful é um serviço que expõe o estado de seus recursos. Por exemplo, o serviço pode ser uma loja de música que expõe sua biblioteca de música e o estoqueatual de seus itens como seus recursos. Por exemplo, um item musical pode revelar o nome do artista, álbum e canções do álbum, como seus recursos. Se o cliente permite que um usuário compra um álbum, em seguida, o cliente pode atualizar a quantidade do álbum subtraindo um. A chave é pensar sobre o que você está expondo, em termos do estado de seus recursos e não como um conjunto de operações quemanipulam esse estado. É aí que GET, POST, PUT e DELETE entram em jogo.

2 Classificação

2.1 Cliente-Servidor
Clientes e servidores são separados por uma interface uniforme. Isto significa que existe uma separação de interesses entre o cliente e o servidor e cada um tem a sua própria responsabilidade. O cliente é responsável para o usuário: a interface do usuário, armazenando dados dousuário, e assim por diante. O servidor não está preocupado com o usuário, mas sim o estado de seus próprios recursos (mais abaixo).
2.2 Stateless
REST é verdadeiramente uma arquitetura stateless, o que significa que o servidor não mantém nenhuma informação sobre o cliente. Quando o cliente faz uma solicitação do servidor, que fornece todo o contexto que o servidor precisa para processar o pedido.Porque é apátrida, a escalabilidade é muito maior que qualquer servidor que hospeda o serviço RESTful pode processar um pedido de qualquer cliente.

2.3 Cacheable
Os serviços RESTful são apátridas, as suas respostas podem ou não ser armazenado em cache. Assim como páginas web, se a resposta de um serviço Web RESTful não vai mudar, ou será válida por um período de tempo conhecido, pode...
tracking img