Respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas do 1º Artigo

1) Quais são os Micro Organismos transitórios residentes encontrados nas mãos?
Os microorganismos transitórios são principalmente bactérias gram-negativas, facilmenteremovidas pela adequada lavagem das mãos. Os residentes, em sua maioria gram-positivos, localizam-se em reentrâncias, nas quais os lipídios e o epitélio dificultam sua remoção pelos procedimentos delavagem inadequada das mãos21. Além das duas formas supramencionadas, a contaminação dos alimentos pode ocorrer ainda por meio de microrganismos patogênicos ou deteriorantes

2) Quantas pessoas sãoafetadas pelas doenças veiculadas por alimentos segundo a OMS?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde23, nos países industrializados, anualmente, uma em cada três pessoas é afetada por doençasveiculadas por alimentos

3) Quanto foi o percentual relatado pelo Ministério da Saúde em restaurantes e refeitórios no Distrito federal em 2003, responsabilizados por surtos de DTA’S?
De acordo comdados do Ministério da Saúde8, restaurantes e refeitórios foram responsabilizados por 49% dos surtos de DTA no Distrito Federal em 2003, vindo a seguir refeições realizadas em domicílios, equivalente a27%, no mesmo período. As escolas correspondem a 6% e as festas, a 12%.

4) Em que resultou o estudo feito por Cardoso etal em 2005?
Cardoso et al.26 verificaram que 9 das 18 unidades avaliadas naBahia mantinham a temperatura de conservação dos balcões térmicos inferior a 60ºC, com tempo de exposição médio de 3 horas. Dessa forma, há um risco quando não se trocam as cubas na reposição, ou quandoos utensílios contaminados atingem as preparações.
O consumo de alimentos antes da pesagem do prato também é outra fonte importante de contaminação, pois as preparações são levadas à boca com asmãos. Logo após essa operação, o mesmo consumidor manuseia os utensílios disponíveis no balcão.
Essas atitudes levam a crer que o risco de contaminação de preparações não é monitorado nas UPR...
tracking img