Resposta imune a leishmania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Federal de São João del Rei
Ciências Biológicas
Disciplina de Imunologia

Resposta imune à protozoários do gênero Leishmania

Higo Renan Mendes Aguiar

1º julho de 2009

Sumário

Resumo............................................................................................................................03Introdução........................................................................................................................03

Discussão

1. Infecção e Desenvolvimento da resposta imune..................................................06
2. O papel da citocinas na resposta imune...............................................................10
3. Formas de leishmanioses e repostahumoral.......................................................15
4. Os nucleotídeos na resposta imune......................................................................16

Conclusão........................................................................................................................17

Referências Bibliográficas...............................................................................................18Resposta Imune a protozoários do gênero Lesishmania.

Resumo

As leishmanioses são um grupo de doenças causadas por várias espécies de protozoários unicelulares. A manifestação da doença em humanos caracteriza-se por várias formas clínicas e sintomas variando de lesões únicas na pele a infecções fatais de órgãos internos. Quando o inseto vetor infectado realiza suas atividades hematofágicas em umhospedeiro vertebrado e regurgita formas infectantes do parasita, inicia-se um processo de interação das células do hospedeiro com o protozoário. No local da infecção, inicia-se uma resposta inata que inclui a presença de células, mecanismos de reconhecimento de receptores (receptores “toll-like”), mecanismos do sistema complemento e liberação de citocinas. Estas desempenham um fator crucial no tipode resposta imune desencadeada no hospedeiro. Na presença de IL-4 e IL-10 ocorre desenvolvimento de células do tipo Th2, que culminará numa resposta ineficaz para a eliminação do parasita. Já na presença de IL-12 ocorre o desenvolvimento de células do tipo Th1, que resultará numa resposta mais acentuada para o controle do parasita. Muitas vezes esse tipo de resposta resulta em danos teciduais,devido à liberação exacerbada de óxido nítrico (NO) no local infeccionado. Nessa revisão nos examinamos as recentes descobertas sobre os mecanismos imunológicos sobres a resposta imune em Leishmania sp.

Introdução

O sub-reino Protozoa é constituído por cerca de 60.000 espécies conhecidas, das quais 50% são fósseis e o restante vive até hoje; destes, aproximadamente 10.000 espécies sãoparasitos dos mais variados animais (NEVES et al., 2005). São organismos unicelulares e eucariontes com células que apresentam um núcleo verdadeiro e organelas envolvidas por membranas. Embora a maioria, seja microscópica, eles variam entre 5μm a 5mm (BLACK, 2002). Os protozoários englobam todos os organismos protistas, eucariotas, constituídos por uma célula. Apresentam as mais variadas formas, processosde alimentação, locomoção e reprodução. É uma única célula que, para sobreviver, realiza todas as funções mantedoras da vida: alimentação, respiração, reprodução, excreção e locomoção (NEVES et, al., 2005).
Os protozoários são agentes infecciosos intracelulares que habitualmente infectam o hospedeiro por longo período de tempo, em virtude de possuir mecanismos que lhes permitem escapar dasagressões mediadas pelo sistema imune. São várias as doenças causadas por protozoários, dentre estas podemos citar a malária, a doença de chagas, a toxoplasmose, a amebíase e a leishmaniose Destas, a leishmaniose ocupa a quinta posição, dentre as doenças infecto-parasitas de maior importância segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (MAIOLI, 2004).
Existem aproximadamente 30...
tracking img