Leishmaniose - dados atualizados 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A leishmaniose é uma zoonose, frequentemente transmitida ao homem. É uma doença infecciosa, parasitária, e no Brasil é ocasionada por quatro espécies diferentes do protozoário do gênero Leishmania. Os animais mais próximos aos homens que podem estar infectados pela doença são os cães e os roedores, mas a transmissão não se faz diretamente por esses animais. Ela é transmitida atravésda picada de um mosquito, a lutzomyia.
  A leishmaniose se apresenta como forma cutânea, que é a mais comum, acometendo a pele, e a forma visceral, mais severa, onde o parasita migra para órgãos como fígado, baço e medula óssea, e, se não houver tratamento, leva à morte.
A importância atual da leishmaniose no Brasil está diretamente ligada aos aspectos biológicos, ambientais e sociais quefavoreceram no processo de expansão e urbanização dos focos da doença. Os métodos atuais de diagnóstico e tratamento ainda não apresentam a especificidade e a sensibilidade desejáveis, já que se trata de uma zoonose de elevado risco. A eficácia e a aplicabilidade desses tratamentos encontram-se ainda em fase de pesquisa. As várias lacunas encontradas, como as medidas de controle e as novas formasde prevenção, podem ser bastante promissoras, mas ainda há muitos desafios a serem superados para o controle desse protozoário no país.

A leishmaniose

Leishmaniose ou Leishmaníase é uma é uma zoonose (doença dos animais que pode se transmitir ao homem),os animais infectados com maior grau de importância em relação aos humanos são os cães, os roedores e os próprios humanos.
A transmissão daLeishmania se faz pela picada de um mosquito do tipo Lutzomyia. Estes phlebotomus (insetos que chupam sangue) pertencem ao grupo Díptero, ou seja ao mesmo grupo das moscas, mosquitos, borrachudos e maruins. Apresentam um par de asas e um par de pequenas estruturas, chamadas balancins, responsáveis pela estabilidade do seu vôo e do seu zumbido característico. No Brasil, são conhecidas pordiferentes nomes segundo suas distribuições geográficas: mosquito palha, asa dura, asa branca, cangalhinha, anjinho, entre outros nomes. Os insetos machos se nutrem com seiva vegetal, as fêmeas necessitam de sangue para o amadurecimento dos ovos, só elas sugam o sangue, portanto só as fêmeas podem transmitir a doença.
O tempo que vai da picadura do inseto até o surgimento dos sintomas varia segundo aforma clínica da doença, pode variar de dias a meses. Na forma visceral varia de 6 semanas a 6 meses e na forma cutânea as lesões surgem semanas após a inoculação do parasita. A reativação de uma infecção latente pode ocorrer em pacientes imunocomprometidos.
Os parasitas são transmitidos pela picada dos mosquitos Phlebotomus na Europa, Ásia e África e pelo Lutzomyia nas Américas. Em Portugal aleishmaníase visceral por Leishmania infantum infantum não é rara, sendo transmitida por Phlebotomus perniciosus e Phlebotomus ariasi.

Leishmaniose cutânea

Após a picada do inseto os parasitas se multiplicam localmente dando origem a uma mancha avermelhada ou a um nódulo (endurecimento local) formando uma ferida de bordos elevados. As lesões são tipicamente localizadas em áreas expostas (face eextremidades) as lesões podem se acompanhar de lesões satélites ou de ínguas gânglios aumentados. As lesões podem permanecer por anos ou semanas geralmente deixam uma cicatriz permanente. 

Leishmaniose mucocutânea
A partir de uma lesão cutânea inicial os parasitas podem se disseminar pela mucosa da boca ou do nariz. Em alguns pacientes há uma formação de úlceras que leva à desfiguração facial,infecção secundária e perfuração da mucosa após muito tempo da cura da lesão cutânea. 

Leishmaniose visceral (calazar)
Após a inoculação do protozoário os parasitas se disseminam das células de defesa do organismo e concentram-se no baço, fígado e medula óssea. Outras manifestações de comprometimento de todo o organismo se apresentam: febre,perda de peso e do apetite,crescimento do baço,...
tracking img