Leishmaniose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENFERMAGEM
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: ENFERMAGEM


















RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.






Cristina Silva Campos















Belo Horizonte/MG
2011Cristina Silva Campos





















RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.





Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem-CEFPEPE, da Universidade Federal de Minas Gerais, Pólode Governador Valadares, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista.


Orientadora: Profª. Drª. Paula Cambraia de Mendonça Vianna









Belo Horizonte/MG
2011

Cristina Silva Campos








RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem – CEFPEPE, da Universidade Federal de Minas Gerais, Pólo de Governador Valadares.





BANCA EXAMINADORA:


__________________________________________________

Profª. Drª. Paula Cambraia de Mendonça Vianna-Orientadora





__________________________________________________

Profª. Drª. Geralda Fortina dos Santos





Data de aprovação:___/___/___





Belo Horizonte/MG
2011
AGRADECIMENTOS

A Deus, minha luz e fonte de sabedoria, agradeço por cada dia vivido com saúde e esperança, pelo discernimento e por colocar pessoas tão especiais em minhavida.
Aos meus familiares, por tudo o que representam e pelo exemplo de perseverança e alegria de vida.
Ao meu namorado Elisson Moura pela força, carinho e compreensão.
A minha orientadora professora Paula Cambraia de Mendonça Vianna pela atenção e disponibilidade.
Aos colegas enfermeiros docentes que tornaram esta jornada mais solidária e mais agradável.RESUMO


A leishmaniose visceral ( LV) encontra-se em franca urbanização e vem se tornando um importante problema de Saúde Pública, devido à sua incidência e alta letalidade. Portanto, se faz necessária a capacitação dos profissionais sobre a doença com finalidade de melhorar o nível de conhecimento e sensibilizá-los na detecçãoprecoce da enfermidade para poder iniciar imediatamente o tratamento. A educação em saúde constitui um conjunto de saberes e práticas orientadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde, e esta deve contar com a participação efetiva de equipes multiprofissionais. O objetivo deste estudo é analisar a importância da educação em saúde para a notificação, diagnóstico e tratamento da leishmaniosevisceral. Como metodologia utilizou-se a revisão integrativa da literatura. Foram selecionados seis artigos científicos publicados nas bases de dados SCIELO e LILACS relacionados à educação em leishmaniose visceral. Além dos trabalhos disponíveis nas bases de dados, foram incluídos nesta pesquisa os manuais e guia da vigilância epidemiológica sobre o tema proposto. Evidenciou-se nos resultados queos materiais educativos sobre a doença são escassos e o nível de conhecimento sobre a LV é baixo entre os profissionais de saúde. A falta de informação da população contribui para a elevada letalidade da doente que pode ser associada à falta de profissionais de saúde qualificados para o diagnóstico precoce e tratamento imediato. Entre os artigos selecionados para estudo, verificou-se que a LV é...
tracking img