Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANA – UNOPAR
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LUIS MARCOS DE SOUZA FRANCO

AS RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS

PORTO VELHO/RO
2011

LUIS MARCOS DE SOUZA FRANCO



AS RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS

Trabalho desenvolvido como requisitoParcial de aprovação nas disciplinas de
Teorias da Administração Comunicação
ELinguagem, Sociologia e Filosofia

PROFESSOR DISCIPLINA
Adriana Rampazo Teoria da Administração I
Marcelo Silveira Comunicação e linguagem
Wilson Sanches Sociologia
Márcia BastosFilosofia



PORTO VELHO/RO 2011
AS RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS

Introdução.
Neste trabalho abordarei de uma forma objetiva os problemas socioambientais que o mundo tem passado nos últimos anos. A empresa utilizada como base para o desenvolvimento deste trabalho é aPetrobrás, uma das organizações mais importante do nosso país e referencia mundial na exploração de petróleo. A Petrobras desenvolveu uma política modelo em defesa do maio ambiente, mas por outro lado toda sua riqueza vem da exploração dos recursos naturais, o que podemos perceber é que a organização mais rica do país, não pode negar que os produtos por ela produzidos quando são utilizados se tonamuma ameaça para o meio ambiente.

1. Responsabilidade socioambiental.

Juntando a Responsabilidade Social com a Responsabilidade Ambiental surgiu a Responsabilidade Socioambiental. Na verdade nunca existiu essa separação. Apenas o homem conseguiu perceber que tanto o ser humano depende de uma sociedade mais justa como de um local adequado para se viver. Sendo assim não basta termo alimentosse estes estão contaminados ou exigir saneamento básico se as favelas não param de crescer. Para termos um planeta limpo e com pessoas vivendo dignamente é preciso uma nova cultura onde todos são responsáveis pela conservação da dignidade humana e dos recursos naturais. 
Concluindo a Responsabilidade Socioambiental não é um simples jargão do novo século. É apenas a percepção de que tantorecursos naturais como humanos precisam de cuidados especiais e que nenhum dos dois podem ser desassociados, pois são parte de um mesmo ambiente.
Fonte: (portal dos administradores).

2. Quatro problemas ambientais que enfrentamos na atualidade.

a) Aquecimento Global
b) Desmatamento
c) Queimadas
d) Extinção de espécie.

3. Como os problemas socioambientais podem interferirno funcionamento de uma organização?

Qualquer coisa que possa interferir no bom funcionamento de uma organização pode ser considerada um fator de interferência, na área social, por exemplo: pode ser um simples desentendimento entre funcionários até mesmo quando a diretoria contrata alguém desqualificado para gerenciar um determinado setor dentro da organização atraindo com isso desconforto paraseus liderados. Por outro lado temos os fatores externos que estão além da capacidade da organização de resolver, que são os fatores ambientais, como por exemplo, as fortes chuvas que caem em São Paulo que deixam milhares de empresas sem condições de trabalho por falta de funcionários que não tem acesso ao seu ambiente de trabalho, como também os clientes que não conseguem chegar às empresas...
tracking img