Responsabilidade socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As organizações são participantes ativas da sociedade, ou seja, as empresas podem incentivar e impedir uma determinada modificação social, além de influenciar a sociedade na vidasocial e dos conflitos sobre os membros. Assim como, as organizações podem contribuir para o bem estar da sociedade e do meio ambiente, também podem numa ação incompetente contribuirpara uma grande catástrofe, conforme dito por Perrow.
“Apesar disso, a afirmativa básica de Perrow permanece válida e assustadora: esquemas organizacionais possuem o potencial decontribuir para catástrofes de enorme envergadura. Esse ponto pode ser ressaltado por uma análise do acidente da nave espacial Challenger. Decisões organizacionais e técnicas falharam,causando a catástrofe (Vaughan 1990, 1996, 1999). A decisão de lançar a Challenger foi resultado de uma estrutura e uma cultura organizacionais que conduziram à tomada de decisõessob condições de grande incerteza. De acordo, com Vaughan (1996), a catástrofe não foi produto de um cálculo amoral”.
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Através de estudospercebeu-se que responsabilidade socioambiental é um conjunto de atos que geram o desenvolvimento em comprometer-se com o meio ambiente e com áreas sociais, ou seja, é a responsabilidadeque a empresa/organizações têm com a comunidade e com o meio ambiente, bem como, as obrigações legais e econômicas. A ideia é que as empresas vão além do que a lei prevê em suasdependências, como também, em volta de sua região, microrregião e macrorregião, tornando-se realmente uma empresa que tenha responsabilidade socioambiental efetivamente concreta eadequada. Também foi possível perceber que algumas empresas ainda confundem o conceito "socioambiental" com "social". Responsabilidade social é outro campo completamente fora deste contexto.
tracking img