Cooperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este artigo procura demonstrar informações sobre o cooperativismo agropecuário no Brasil. Apresenta as dificuldades, as vantagens de ser uma cooperativa e um cooperado, o trabalho desenvolvido como também a efetiva contribuição do cooperativismo agropecuário na formação da riqueza nacional, servindo tanto de subsídio a formulação de políticas quanto para esclarecer o próprio desempenhodo setor em relação aos demais.
Palavras chave: desenvolvimento, vantagens, cooperativas, agricultura.


ABSTRACT
This article tries to show information on the cooperatives agriculture and stock farming in Brazil. Presents difficulties, the advantages of a cooperative and one cooperated, the work as well as the effective contribution of cooperatives agriculture and stock farming in thetraining of national wealth, serving both of subsidising the formulation of policies as to clarify the own performance of the sector in relation to the other.
Key words: development, advantages, cooperatives, agriculture.





1. INTRODUÇÃO
De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI, 1995), cooperativa é:
Uma associação autônoma de pessoas que se unem,voluntariamente, para satisfazer às aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e gerida democraticamente.
O cooperativismo possui grande relevância para a economia brasileira, na medida em que atua apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais. As cooperativas agropecuárias atuam no fomento ena comercialização dos produtos agrícolas, inclusive implantando novos cultivos e agregando valor aos produtos por meio de complexos agroindustriais. O crescimento dessas organizações, sobretudo pela verticalização de suas operações, tem exigido a busca de fontes de capital para financiar as necessidades líquidas de capital de giro dos seus negócios. Decisões sobre financiamento afetamdiretamente a saúde financeira das organizações, à medida que produzem um risco financeiro maior. Portanto é relevante uma investigação sobre as fontes de financiamento das necessidades líquidas de capital de giro para as cooperativas agropecuárias.
O Brasil possui cooperativas registradas em todo o território nacional, e tanto em nível nacional quanto estadual o cooperativismo agropecuário é o maisrepresentativo.
O objetivo é que o leitor compreenda como o cooperativismo agropecuário funciona como tem sido a sua evolução, quais as vantagens e desvantagens de ser um cooperado neste ramo, quais entraves que estas cooperativas encontram e como formar uma cooperativa. Além disso, mostrar a situação do cooperativismo no estado do Pernambuco e também falar sobre algumas cooperativas de grande sucesso.2. EVOLUÇÃO DO COOPERATIVISMO
O cooperativismo é resultado de séculos de evolução do homem no tocante à associação coletivista, com o intuito à sobrevivência ou viver melhor frente à adversidade que cada época apresenta. Desde a pré-história, até o início de nosso século, encontram-se formas rudimentares de associações de pessoas. Isso demonstra que a cooperação tem sido uma constante noser humano, através dos tempos. O cooperativismo moderno surgiu junto com a Revolução Industrial, como forma de amenizar os traumas econômicos e sociais que assolavam a classe trabalhadora com suas mudanças e transformações. Com a industrialização os artesões e trabalhadores rurais migraram para grandes cidades, atraídos pelas fábricas em busca de melhores condições de vida. Devido à imigração esomente os ricos empresários podiam comprar as máquinas, obrigando os demais trabalharem para eles, com isto, houve excesso de mão-de-obra resultando na exploração do trabalho subumano; jornada de até dezoito horas sem direito a férias, sem garantia para velhice, doença ou invalidez, crianças e mulheres ganhando menos ainda que os homens e enfrentando as mesmas condições de trabalho, locais mal...
tracking img