Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICA DE GESTÃO ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Grupo: João Paulo Fernandes Juliana Elias Nascimento Mônica Simas Corrêa Rejane Patrícia Brito Guimarães Thereza Christina Corrêa

INTRODUÇÃO
Desde meados de 90, vem crescendo o número de empresas que elaboram e divulgam relatórios e balanços sociais. No Brasil, observamos a mesma tendência e a demanda crescente dos diferentes públicos envolvidosnos negócios das empresas por informações relevantes, verdadeiras, claras, comparáveis , regulares e passíveis de verificação. São ONGs, ativistas, consumidores e investidores, particularmente aqueles que investem em fundos éticos ou de empresas socialmente responsáveis, que procuram transparência e credibilidade para avaliar o desempenho econômico, social e ambiental das empresas. Os RelatóriosSociais e Balanços Sociais podem ser, além de um instrumento de comunicação, um poderoso instrumento de melhoria de gestão: • NÍVEL ESTRATÉGICO – busca a avaliação da consistência entre as políticas econômicas, sociais e ambientais e seu desempenho prático. • NÍVEL OPERACIONAL – oferece uma estrutura lógica para aplicar conceitos de sustentabilidade nas operações, produtos e serviços da empresa. •INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO – oferece a oportunidade de compartilhar e promover o diálogo com parceiros internos e externos sobre os compromissos da empresa e suas dificuldades.

INTRODUÇÃO
Relatórios que merecem destaque:
• Global Reporting Initiative (GRI) • Institute of Social and Ethical Accountability (ISEA) • Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Ecnômicas (IBASE) • Instituto Ethos deEmpresas e Responsabilidade Social (ETHOS)

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
• Área de Atuação: Entidade Desportiva sem fins lucrativos fundada em 22/09/1910, o Corinthians oferece como principal atração a seus torcedores e demais públicos o futebol profissional. • Aperfeiçoamento da Gestão: em 2008 foi lançado o novo estatuto do clube, estabelecendo as condições necessárias à realização deuma gestão eficiente e transparente, com prestação permanente de contas e envolvimento dos associados no dia a dia do clube.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
• Relatório de Sustentabilidade: O Corinthians é o primeiro clube do mundo a publicar em 25/05/2009 um relatório de sustentabilidade GRI, dentro do espírito de transparência e de prestação de contas com o qual conduz sua gestão. Trata-sede uma publicação única também no segmento esportivo mundial. Este relatório segue a metodologia proposta pela Gobal Reporting Iniciative (GRI), organização internacional com sede em Amsterdã, Holanda, que tem como objetivo desenvolver e disseminar diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, adotados voluntariamente pelas principais empresas do mundo, de forma a contribuir parao desenvolvimento sustentável do planeta.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
• INVESTIMENTO SOCIAL: Novo Astral Romão Gomes: o Corinthians iniciou, em 2008, o Projeto Novo Astral Romão Gomes, vinculado à marca Chute Inicial. Trata-se de uma parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel Romão Gomes para que os alunos da escola utilizem as dependências do clube nas horas livres. Sãomais de 60 vagas, e as aulas semanais contam com orientação de técnicos especializados do Corinthians. Para tal parceria se concretizar, exigimos que as instituições de ensino interessadas concedam bolsas para no mínimo 10% de seus alunos.

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA
Associação Paradesportiva JR Ferraz: outra parceria importante foi firmada com a JR Ferraz e a Associação Brasileira deDesportos para Deficientes Mentais (Abdem), no intuito de levar o esporte para jovens com deficiência mental através do patrocínio da equipe e da disponibilização das instalações do Clube para os treinamentos. Este Projeto surgiu com a finalidade de contribuir com a integração da Pessoa com Deficiência na sociedade através do Esporte e hoje atende a 90 atletas que participam de eventos esportivos...
tracking img