Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO
MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS
Abordagem sobre Teorias Motivacionais





















SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
IMPORTÂNCIA E SIGNIFICADO DA MOTIVAÇÃO 4
O QUE É MOTIVAÇÃO? 6
MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 7
OS DOIS CAMINHOS DA MOTIVAÇÃO: A AJUDA DA EMPRESA E A DA PESSOA 8
MOTIVAÇÃO NÃO É PROBLEMA (PESQUISA) 9
MODELO DE MOTIVAÇÃO 10
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO 11
FatoresIntrínsecos e Extrínsecos de Frederick Herzberg 11
Teoria ERG de Clayton Alderfer 11
Necessidades de McClelland 12
Teoria da Avaliação Cognitiva 12
Teoria do estabelecimento de metas 13
Teoria da Equidade 13
Teoria da Expectativa de Victor Vroom 14
TEORIAS X E Y DE DOUGLAS MCGREGOR 15
TEORIA DOS FATORES HIGIÊNICOS E MOTIVACIONAIS DE HERZBERG 16
FATORES MOTIVACIONAIS 17
FATORES HIGIÊNICOS 18CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
Livros 20
Internet 20


INTRODUÇÃO

A motivação está presente em todos os momentos de nossa vida: para estudar, namorar, brincar, trabalhar, etc.
Nas páginas que seguem, veremos um apanhado de técnicas e estudos que nos mostram as principais formas para estimular a motivação em um indivíduo; teremos uma introdução à importância e o significado damotivação; as teorias da motivação; os estudiosos e seus conceitos e teorias.
Por fim, pretendo com este trabalho dar uma modesta contribuição aos meus alunos do Curso de Administração que demonstram grande interesse sobre o tema.



IMPORTÂNCIA E SIGNIFICADO DA MOTIVAÇÃO

Nas últimas três décadas o interesse pelo comportamento motivacional no trabalho tem atingido níveis elevados. "Ofracasso da maioria de nossas empresas não está na falta de conhecimento técnico. E, sim, na maneira de lidar com as pessoas", proposto por Glasser (1994, p.15). É hábito dos administradores de achar que os trabalhadores não produzem com qualidade apenas por falta de conhecimento técnico.
As pessoas, no desenrolar de seu processo motivacional, têm a sua atenção voltada para o desempenho de umaatividade específica e buscam atingir determinado fim, dentro de uma contingência particular. Citando Levy-Leboyer (1994, p. 43), "o verbo motivar não pode existir sem complemento. Os responsáveis por empresas cometem o erro de solicitar pessoal 'motivado' dentro do mesmo espírito, como se isso significasse uma qualidade permanente e distribuída de forma homogênea; não existe o pequeno gênio damotivação que transforma cada um de nós em trabalhador zeloso ou nos condena a ser o pior dos preguiçosos. Em realidade, a desmotivação não é um defeito de uma geração, nem uma qualidade pessoal, pois ela está ligada a situações específicas. Um indivíduo motivado aqui será diferente em outro lugar".
Maslow (1966, p.53-54) reconhece a existência de um estado permanente de busca do equilibro pessoalcomo fonte da psicodinâmica motivacional quando ressalta que "praticamente todas as teorias históricas e contemporâneas de motivação se unem na consideração das necessidades, impulsos e estados motivadores em geral, como importunos, irritantes, indesejáveis, desagradáveis, enfim, como algo de que nos devemos livrar. No comportamento motivado pela procura de metas, as respostas consumatórias sãorecursos usados para reduzir esses tipos de desconforto. Essa atitude é assumida, de maneira muito explícita, em numerosas descrições amplamente usadas da motivação como redução da necessidade, redução da tensão, redução do impulso e redução da ansiedade". À medida que se lida produtivamente com esse difícil momento da vida de cada um, é possível atingir, embora à custa de muito esforço pessoal, umautoconhecimento maior quanto às próprias potencialidades, ou seja, com relação às expectativas pessoais em termos de realização de um projeto de vida mais produtiva. Esquecer esses momentos difíceis não significa resolvê-los e enfrentá-los, exigindo boa dose de coragem. Por isso mesmo, todas as técnicas que prometem resolver esses problemas com medidas superficiais são bem-vindas e imediatamente...
tracking img