Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO







ANA CARLA CARVALHO
THAIS AVELAR
DANIELLE ASSIS
KARINA AUGIMERI
THAIS KIM






RESPONSABILIDADE SOCIAL E ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO BRADESCO


SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. RESPONSABILIDADE SOCIAL 4
2.1 Conceito 4
2.2 Origem 4
2.3 Responsabilidade Social no Brasil 4
2. 4 Responsabilidade SocialCorporativa 5
2.5 Resultados obtidos pelas empresas por meio da Responsabilidade Social 6
2.6 Balanço Social 7
3. FUNDAÇÃO BRADESCO 7
3.1 Investimento na Fundação 8
3.2 Principais Projetos Educacionais 9
3.3 Principais Projetos ambientais 12
3.4 Museu Histórico Bradesco 12
3.5 Caracterização da Fundação 13
3.6 Projetos e ações em parceria 13
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL E FUNDAÇÃO BRADESCO19
5. CONCLUSÃO 20
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21













1. INTRODUÇÃO


























2. RESPONSABILIDADE SOCIAL

2.1 Conceito
O Instituto Ethos1 conceitua responsabilidade social empresarial como "a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e peloestabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e a redução das desigualdades sociais" (INSTITUTO ETHOS, 2004).
Na compreensão dos institutos, fundações, associações empresariais que vêm buscando assumir uma gestão socialmente responsável nos negócios, aresponsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir as ações organizacionais pautada em valores éticos que visem integrar todos os protagonistas de suas relações: clientes, fornecedores, consumidores, comunidade local, governo (público externo) e direção, gerência e funcionários (público interno), ou seja, todos aqueles que são diretamente ou não afetados por suas atividades, contribuindopara a construção de uma sociedade que promova a igualdade de oportunidades e a inclusão social no país. As empresas, adotando um comportamento socialmente responsável, são poderosos agentes de mudança ao assumirem parcerias com o Estado e a sociedade civil, na construção de um mundo economicamente mais próspero e socialmente mais justo.

2.2 Origem
A Responsabilidade Social surge como resgateda função social da empresa, cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento humano sustentável, que atualmente, transcende o aspecto ambiental e se estende por outras áreas (social, cultural, econômica, política), e tentar superar a distância entre o social e o econômico, obrigando as empresas a repensarem seu papel e a forma de conduzir seus negócios. No cenário atual, a concepção que setem é de que a responsabilidade empresarial está muito além de manter o lucro de seus acionistas e dirigentes. Ela passou a ser responsável pelo desenvolvimento da sociedade onde está inserida, adotando ações que influenciem o bem-estar comum. O conceito de responsabilidade social empresarial foi lançado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, na Holanda. Deacordo com Silva (2001), tal conceito diz que a “responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”

2.3 Responsabilidade Social no Brasil
A partir doprocesso de transição democrática, nos anos 70 e especialmente a partir da década de 80, é que se pode identificar uma ação social empresarial com a expectativa de participação no desenvolvimento social do país.
Nos anos 80, a intensificação do processo tecnológico - acrescido do surgimento das sofisticadas tecnologias de informação, da eliminação das fronteiras dos Estados nacionais, da...
tracking img