Funcionamento da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia é a ciência social que estuda como a sociedade pode alocar recursos escassos para satisfazer as necessidades humanas. Em todas as sociedades é precisofazer escolhas entre alternativas levando em consideração que os recursos são escassos, escolhendo sobre o que, quanto, como e pra quem produzir de maneira alocar toda sua capacidade produtiva utilizando dos recursos disponíveis.
Existem duas formas de organização econômica, a economia de mercado e a planificada.
Aeconomia de mercado é caracterizada pelo funcionamento de um sistema econômico baseado na propriedade privada nos meios de produção, concorrência livre,liberdade exercício de atividade econômica e no equilíbrio dos mercados através das leis de oferta e demanda, enquanto a planificada é centralizada, caracterizadapelos meios de produção estatais.
Na maioria dos países, a economia de mercado aparece como forma de organização econômica, nessa, a oferta e a demanda por bens eserviços define as decisões econômicas. Em caso de excesso de oferta acontece a formação de estoques nas empresas que consequentemente diminuirão os preçospara que a demanda por eles diminua os estoques, e no caso contrário, quando a demanda é maior que a oferta, o preço tende a aumentar para que as empresas atinjamum nível de equilíbrio de acordo com sua capacidade produtiva.
Uma forma de ilustrar o funcionamento da economia de mercado é a seguinte:

O fluxo real querepresenta a circulação de bens e serviços e fatores de produção pela economia e o fluxo monetário que será a remuneração ou a contrapartida paga ao fluxo real.
tracking img