Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E CIDADANIA EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL COMPARATIVA1 Patricia Almeida ASHLEY (IAG/PUC-Rio) Renata Buarque Goulart COUTINHO (IAG/PUC-Rio) Patricia Amélia TOMEI (IAG/PUC-Rio)

RESUMO: Apesar da vasta literatura referente à responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial, observa-se que a conceituação dos dois termos tem sido apresentada deforma confusa e algumas vezes até contraditória. A partir da pesquisa bibliográfica sobre o conceito de responsabilidade social corporativa e de cidadania empresarial, este artigo busca identificar semelhanças e divergências nas diferentes abordagens do tema, de forma a contribuir para o seu tratamento teórico e aplicação prática. Observa-se que, se por um lado, o conceito de cidadania empresarialvem tendo maior receptividade pelas empresas, na medida em que está recebendo, na prática, uma conotação de gestão de relações comunitárias; por outro lado, o conceito de responsabilidade social vem consolidando-se como um conceito intrinsicamente interdisciplinar, multidimensional e associado à uma abordagem sistêmica, focada nas relações entre stakeholders associados direta e indiretamente aonegócio da empresa. Conclui-se que o conceito de cidadania empresarial para não ter sua prática limitada a projetos específicos, precisa ser desenvolvido num espectro mais amplo, permeando toda a organização, incorporando a performance social corporativa e tendo como pano de fundo o desenvolvimento sustentável. Já o conceito de responsabilidade social corporativa requer, para a sua construçãoteórica e aplicação prática, a sua incorporação à orientação estratégica da empresa refletida em desafios éticos para as diferentes dimensões do negócio. Por fim, propõe-se uma matriz para a análise conceitual de responsabilidade social corporativa e de cidadania empresarial, a partir da qual exemplifica-se uma classificação de algumas das abordagens levantadas pela literatura investigada.

1

Artigoaprovado publicado no ENANPAD 2000 (Área: Organizações), setembro/2000. 1

1.

INTRODUÇÃO

Apesar da vasta literatura referente à responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial, observa-se que a conceituação dos dois termos tem sido apresentada de forma confusa e algumas vezes até contraditória. A partir da pesquisa bibliográfica sobre o conceito de responsabilidade socialcorporativa e de cidadania empresarial, este artigo busca identificar semelhanças e divergências nas diferentes abordagens do tema, de forma a contribuir para o seu tratamento teórico e aplicação prática. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente faremos uma revisão histórica do conceito de responsabilidade social corporativa e uma revisão conceitual de cidadania empresarial. A partirdisto, será elaborada uma matriz na qual se posicionam as interações e incorporações de ambos os conceitos e se vincula este modelo com a prática empresarial.

2. RESPONSABILIDADE HISTÓRICA

SOCIAL

CORPORATIVA:

UMA

ABORDAGEM

Para a abordagem histórica do conceito, dividiremos sua evolução em duas fases: a própria introdução do conceito nos meios acadêmico e empresarial e a sua evoluçãorecente da década de 60 até a década de 90.

2.1. A Introdução do Conceito Responsabilidade Social Corporativa A responsabilidade social corporativa era aceita como doutrina nos EUA e Europa até o século XIX, quando o direito de conduzir negócios de forma corporativa era uma questão de prerrogativa do Estado ou Monarquia e não um interesse econômico privado (Hood, 1998). Os monarcas autorizavamos alvarás para as corporações de capital aberto que prometessem benefícios públicos, tais como a exploração e a colonização do Novo Mundo. As primeiras corporações nas colônias americanas foram fundadas para prestar serviços de construção, transporte e infra-estrutura, sendo reguladas quanto ao seu tamanho, tipo de negócios e estrutura de capital. Com a independência dos EUA, os estados...
tracking img