Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
POLO FORTALEZA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
TUTORA PRESENCIAL: LÚCIA
PROFESSORA-TUTORA A DISTÂNCIA: EDILENE MARIA DE OLIVEIRA

DESAFIOS DA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL

ADRIANA CARINI BARRETO MEIRELES – RA 290581
ANDREA DA SILVA LO – RA 303018
ALEXSANDRA GONÇALVES MENDES DE OLIVEIRA – RA 297681

FORTALEZA - JUNHO DE 2011INTRODUÇÃO

Este trabalho tem com objetivo desenvolver as habilidades e competências relevantes para a profissão de Assistente Social através de estudos das ameaças e oportunidades que a profissão oferece, sua relação com o público, quais são os conhecimentos e formação necessários para atuação dentro do mercado de trabalho e o que fazer para continuar em exercício constante evitando assimser descartado pela falta de qualificação e experiência tão comuns em várias outras profissões.

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PRESENTES NO CENÁRIO GLOBAL

O profissional de Serviço Social tem oportunidades de desenvolver politicas sociais nas instituições onde trabalham. Entretanto, como os mesmos sofrem dependência em relação às instituições, pois devem atender a classe trabalhadora e ainstituição, devem servir de mediador entre as partes, para garantir o direito da fala, os direitos civis e políticos. Para isso, o profissional deve ter um senso mais crítico a respeito de tudo que ocorre no seu âmbito profissional, principalmente, no que diz respeito a muitas escolas de Serviço Social, que vem formando profissionais desqualificados e despreparados para atuar nas diversas áreas da profissão.Através desta nova ameaça, o assistente social deve buscar se qualificar através de especializações, mestrados, doutorados, etc., para alcançar maior destaque e transformar os seus desafios em resoluções necessárias e assertivas para o usuário do serviço, quer ele seja empregador ou empregado.
 

O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM OS OUTROS

Os profissionais de Serviço Socialtem conseguido esclarecer o público sobre o objetivo da profissão, a sua missão, os seus valores, apresentando-se como profissionais competentes e habilitados para as funções que a mesma exige, apesar das dificuldades que se opõe. Os produtos que o profissional da área de Serviço Social tem para oferecer não são só as suas habilidades, mas também ele próprio, tudo o que é e o que sabe fazer. Omarketing pessoal para o assistente social não deve ser visto como um estereótipo para influenciar o mercado e aceitar o que ele é, mas sim como deve se transformar naquilo que os usuários esperam que ele seja. Ou seja, o assistente social deve estar num processo continuo de aperfeiçoamento, mudanças de atitudes, formas de se comunicar adaptadas às situações e ao público, criar experiências quesatisfaçam as partes envolvidas. O seu diferencial é poder oferecer a socialização e inclusão de cada pessoa, em que cada indivíduo é acompanhado no seu trajeto de vida de modo a conseguir torna-lo autossuficiente.
Saber se comunicar é imprescindível a todos que queiram se tornar um assistente social. Ele deve ter o domínio da arte da comunicação para transmitir de forma clara e objetiva, adequandosua linguagem para não ocorrer distorções e limitar a compreensão do receptor. Saber iniciar e encerrar a conversação, observar a comunicação não-verbal, fazer perguntas, responder, elogiar, ter um bom relacionamento interpessoal fazem parte da habilidade do profissional de serviço social entre outras características.
O assistente social esta sempre trabalhando com um grupo social, mesmo quandoatende a um usuário, pois o usuário em questão faz parte de um conjunto no qual não se pode separar o individual do grupo. Ele deve intervir junto aos usuários em situação de exclusão e/ou inferioridade através do fortalecimento dos vínculos com a família, sociedade, resgatando a autonomia, autoestima, cidadania, conscientizando-os de que são capazes de superar as adversidades nas quais se veem...
tracking img