Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA – QUESTÕES AVALIATIVAS
Curso: Administração
Disciplina: Teorias da Administração Semestre: 2º Ano: 2011/2

ORIENTAÇÕES:
Leia o texto a seguir e responda as questões individualmente. Preencha:
1) Seu nome e seu RA
2) Nome do tutor presencial
3) Nome da disciplina/módulo
4) Nome doprofessor EAD
5) Atividades concluidas, postar arquivo no Moodle

A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio). Entregas após o prazo regular até o limite do prazo máximo terão seu valor reduzido para o máximo de 1,0 (um ponto). Após o prazo máximo as atividades não serão mais aceitas. As questões abaixo relacionadas devem ser respondidas de acordo com oconteúdo ministrado nas tele aulas, livro texto e materiais de apoio.
Atividades Previstas
Questões Dissertativas – Teoria da Administração
• Tema 1
10. A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandesempresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.
Resposta: Temos como principais influências para o surgimento das teorias: Influencia dos Filósofos,sendo eles Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobbes, Jean Jaques Rosseau , Karl Marx ;Com os seguintes pensamentos, ao ponto de vista da administração, aos problemas políticos gregos, abrindo perspectiva ao conhecimento humano, entre outros pensamentos. Também temos a influência da igreja católica com sua hierarquia de autoridade, seu estado maior. A influência doexercito, a organização militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias a longo prazo .Com o início da Revolução Industrial originou-se a necessidade de novas formas de exploração e gerenciamento. Com direitos limitados, ou até mesmo sem os mesmos, os trabalhadores eram expostos a jornadas e tratamentos desumanos. A partir desse contexto, surgem iniciativas mais aprimoradas como objetivo de alta produção através de métodos de controle de seus fatores e da gestão de pessoas. Num grande desequilíbrio entre capital e trabalho num ambiente de trabalho cada vez mais hostil, enquanto demanda de mercado e lucros aumentavam consideravelmente; gerando dificuldade no aumento da produtividade da indústria por meio de pessoas eficientes, capazes de assimilar novas tecnologias eadaptação às novas disciplinas de suas áreas. Surge então a necessidade de uma ciência administrativa, de um modelo gerencial a fim de que as demandas da organização fossem atendidas. Visando a produtividade e eliminação de conflitos. Era primordial a necessidade de se formar um gerenciamento e força de trabalho estáveis, capacitados e experientes através de técnicas administrativas, de gestão depessoal e treinamento. Controlando a produtividade, assim como provisionando a saúde e bem estar para a nova classe trabalhadora.

• Tema 2 :
8. Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo deorganização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial. O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração:...
tracking img