Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO
(concepção de linguagem) INATISMO
(concepção de linguagem) INTERACIONISMO
(concepção de linguagem)
O ser humano aprende essencialmente através da imitação, observação e reproduçãodos comportamentos dos outros, e que nossas ações são meras respostas ao ambiente externo.
Há um componente inato e independente da cognição, cumpre tentar explicá-lo. São várias as propostasinatistas. Chomsky propõe que a criança tem um dispositivo de aquisição da linguagem inata que é ativado e trabalha a partir de sentenças e gera como resultado a gramática da língua à qual a criança estáexposta. Segundo o autor, esse dispositivo é formado por uma série de regras, e a criança, em contato com sentenças de uma língua, seleciona as regras que funcionam naquela língua em particular,desativando as que não têm nenhum papel.
Os estudos de base interacionista apontam para o papel do adulto como quem cria a intenção comunicativa, como o facilitador do processo de aquisição. Assim comoPiaget, Vygotsky estava interessado na relação entre língua e pensamento.

BEHAVIORISMO
(concepção de como ocorre a aquisição da linguagem) INATISMO
(concepção de como ocorre a aquisição dalinguagem INTERACIONISMO
(concepção de como ocorre a aquisição da linguagem)
Para Skinner, o aprendizado linguístico era análogo a qualquer outro aprendizado era visto como aprendido por reforço eprivação.
O behaviorismo acaba recaindo num processo indutivo de aquisição, porque considera somente os fatos observáveis da língua, sem preocupar-se com a existência de um componente estruturador,organizador, que possa estar trabalhando junto com seus dados (experiência) na construção da gramática de uma língua particular.
De acordo com essa proposta, a criança tem uma Gramática Universal (GU) inataque contém as regras de todas as línguas, e cabe a ela, criança, selecionar as regras que estão ativas na língua que está adquirindo.
Com a Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981), a...
tracking img