Responsabilidade social e meio ambiente.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE








O primeiro passo para o desenvolvimento sustentável é a conscientização, cada um cuidando do seu próprio ambiente é o começo para um mundo sustentável, ou seja, cada um fazer a sua parte.
Colaboração, essa palavra é essencial para a realização de uma idéia sustentável. Executar essas idéias de sustentabilidade é o último e maisimportante passo. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas na mesma causa, maior a possibilidade de se criar um mundo ecologicamente correto.
Os problemas ambientais não podem ser resolvidos por programas globais, porque nós não vivemos “globalmente” e ninguém investe recursos para alcançar objetivos que não estão diretamente ligados às necessidades locais, nem tornam a vida das pessoas maissustentáveis.
Dada a importância da participação dos governos locais na viabilização das proposições, assim, diferentes iniciativas sob a forma de planos, programas e projetos relativos ao manejo sustentável dos recursos naturais, tratamento e disposições de resíduos, monitoramento e controle de poluição, mitigação de pobreza e miséria. Como potencialidades, podem destacar-se, planejamento voltado para aconstrução de visão de futuro entre os diferentes atores sociais envolvidos, inclusive o próprio governo local.
Não existem dicotomias entre a fase de proposição e a fase de definição de meios de implantação propriamente dita, a sustentabilidade das cidades como o saneamento básico, os resíduos sólidos e a ocupação desordenada do solo, essa reforma terá de cuidar de muitos aspectos. Uma dasprioridades será certamente a que diz respeito ao gerenciamento dos recursos hídricos, recurso natural frágil, a impermeabilização do solo, drenagem urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário das velhas e novas ocupações urbanas são e continuarão sendo problemas a serem abordados.
Política habitacional, incorporando os aspectos de sustentabilidade ambiental nos programas, projetos eempreendimentos que se associam à geração de emprego e renda, ao uso de tecnologias adequadas, à preocupação com a geração de recursos para manutenção e ampliação, considerando as especificidades e diversidades dos grupos sociais envolvidos. Saneamento ambiental, voltado para a necessidade de avanços no campo da regulação, garantindo a flexibilidade nas formas de gestão pelos municípios e linhas definanciamento que priorizem os agentes mais adequados aos objetivos de universalização do atendimento e qualidade ambiental na prestação dos serviços; transporte e trânsito, envolvendo os aspectos de gestão e operação dos sistemas com a parceria pública privada a participação da população nas decisões e a fiscalização.
Integração das políticas urbanas e rurais, visando à complementaridade dasatividades e à redução dos impactos ambientais provocados nessas duas esferas, seja pelos perfis de produção e consumo, seja pela poluição e contaminação geradas, seja pelos fluxos de população. Combater o desperdício e promover o consumo sustentável junto aos agentes econômicos, ao setor público e à população em geral. Arbitrar padrões e indicadores capazes de orientar o planejamento urbano e omonitoramento das práticas de produção e consumo sustentáveis, tanto por parte do setor público quanto privado.
Estabelecer rotinas de auditorias ambientais no setor público, e usar o poder de compra do Estado para induzir o mercado de bens e serviços a adotar padrões de qualidade ambiental. Promover mudanças nos procedimentos utilizados para lidar com os assentamentos e com projetos habitacionais,passando a levar em consideração o conforto, a qualidade ambiental e a eco eficiência, com o máximo aproveitamento de materiais reciclados e apropriados. Reduzir as perdas crônicas no sistema de saneamento e modernizar a política tarifária, garantindo água mais barata e de melhor qualidade, bem como melhorando os indicadores de saúde da população urbana. Diminuir a geração de resíduos, de despejos e...
tracking img