Responsabilidade Social Corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto







RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TERMOMECÂNICA





André Stangari
Professor Dr. Roberto Louzada







1. INTRODUÇÃO

Não é de hoje que ouvimos falar de responsabilidade social. Este termo vem sendo empregado com certa frequência desde o inicio dos anos 1970 onde a temática ambiental e do desenvolvimento humano começaram a serdiscutidas em âmbito global. No Brasil, o movimento de valorização da responsabilidade social nas empresas ganhou forte impulso na década de 1990, através da ação de ONGs, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas para a questão. A responsabilidade social já é percebida como um diferencial pelos empresários brasileiros que demonstram uma intenção de ampliar suas ações neste campo. Sua práticase faz de uma ação conjunta onde as empresas desenvolvem programas de diferenciados temas e propósitos junto à comunidade, muitas vezes contando com a participação de seus funcionários.
Uma atividade envolvendo negócios possui dimensões éticas que complementam as dimensões econômicas e legais e existem correntes que analisam a natureza dessa dimensão ética. Por um lado, acredita-se que osgestores devem incrementar o retorno proveniente do investimento dos acionistas da empresa atuando apenas de acordo com as forças de mercado para maximizar eficiência e lucro (visão dos stockholders). Por outro lado, existe a corrente que diz que os gestores têm a atribuição ética de respeitar os direitos e promover o bem entre todos os agentes afetados pela empresa, o que inclui clientes,fornecedores, funcionários, acionista e a comunidade local (visão dos stakeholders).
De acordo com o Business Social Responsible Institute (BSR, 2001), não existe uma definição unanimemente aceita para o termo responsabilidade social corporativa, mas, de forma ampla, a expressão se refere a decisões de negócios tomadas com base em valores éticos que incorporam as dimensões legais, o respeito pelaspessoas, comunidades e meio ambiente. No mesmo sentido, o Instituto Ethos (2001) caracteriza da seguinte forma a ação socialmente responsável das empresas:

A responsabilidade social das empresas tem como principal característica a coerência ética nas práticas e relações com seus diversos públicos, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das pessoas, das comunidades e dos relacionamentosentre si e com o meio ambiente. Ao adicionar às suas competências básicas a conduta ética e socialmente responsável, as empresas conquistam o respeito das pessoas e das comunidades atingidas por suas atividades, o engajamento de seus colaboradores e a preferência dos consumidores.

Temas como a competitividade no mercado global, a injustiça social e o impacto ambiental demandam soluções de altacomplexidade. A Responsabilidade Social das empresas pode ser crucial para essas questões. Por esses motivos ela torna-se estratégia empresarial amplamente reconhecida, gerando valor para todos.
A ideia de Responsabilidade Social incorporada aos negócios é relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se veem forçadas a adotaruma postura mais responsável em suas ações. O conceito no entanto é confundido com filantropia, mas as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e, consequentemente, maior lucratividade.

2. METODOLOGIA
Para Vergara (2006) metodologia é o estudo que refere aos instrumentos de manipulação ou captação darealidade, que estão associados aos caminhos, formas, maneiras e procedimentos para atingir determinado fim. Quando da construção, esta deve ser clara, com as concepções e procedimentos explicitados de modo a permitir que outrem possa replicá-la.
Para Gil (2008), a metodologia tem a função de orientar os caminhos pelas quais um indivíduo deve trilhar para tornar viável a realização de seu estudo. Em...
tracking img