Responsabilidade social - caso natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


No Brasil, a gravidade dos problemas sociais trazem a tona a discussão sobre a responsabilidade social das empresas. No setor privado a responsabilidade social (RS) é composto por ambiguidades e controvérsias que, somadas a discussões sobre a situação de boa parte da população, cujas necessidades básicas ainda não estão sequer sendo supridas, tornam a RS nas empresasbrasileiras um desafio ainda maior.
Muitas empresas, não tem a RS como algo empírico e essas não a enxergam como alternativa pra a construção de uma sociedade com efetiva justiça social, econômia e sustentável, diferentemente da Natura, que mostra que responsabilidade social vai muito além da ação social, tem de estar no dna da empresa.

1. Origem e evolução da responsabilidade social da NaturaEnquanto o movimento da RS nas empresas começou na Europa e Estados Unidos em meados de 1960, a Natura já estava engajada em projetos desta área, mesmo que pequenos já serviria de modelo no futuro para muitas outras empresas. Essa característica humana da Natura não foi adotada recentemente, ela nasceu com esse viés e o sustenta até hoje, mas não como diferencial competitivo- embora realmente oseja no mercado atual- e sim como filosofia de trabalho.
Embora já fizesse parte de alguns projetos desde 1950 foi em 1970 que a empresa iniciou uma nova abordagem baseada em emoção e começou a criar vínculo com os consumidores.
A trajetória de sucesso da Natura tem grande influência de seus produtos e do comportamento empresarial, que ganhou maior visibilidade nos anos 90. Esta foi a época emque a marca percebeu que o foco do Marketing não poderia ser apenas no consumidor, mas também em todos os stakeholders - pessoas ou empresas que podem ser influenciadas por ações de uma organização. Atualmente engajada na causa sustentável como poucas empresas do Brasil, a Natura entende que o consumidor de uma só voz pode se tornar maior do que qualquer mídia e isto faz com que a empresa busque atransparência.

1.1 Por que adotar essa postura?

Para a Natura, as empresas existem para atender às necessidades dos indivíduos e da sociedade por meio de seus produtos, serviços e ações, e estes devem contribuir, de alguma forma, para a criação de um mundo mais justo e igualitário. Por isso, investe em uma gestão socialmente responsável, adotando o desenvolvimento sustentável como modelode suas práticas corporativas. Procura promover competências, por meio da conscientização de toda a equipe para o exercício permanente de práticas ambientais, sociais e culturais responsáveis. Tem a disposição de fomentar a educação e o conhecimento nas atividades e relacionamentos que mantém com seus diversos públicos. Reforçando a sua visão, sua razão de ser, suas crenças e valores, busca deforma permanente o seu aperfeiçoamento, mantendo compromisso com a verdade, a transparência e a ética nas relações. Responsabilidade social, para a Natura, ao lado de ser o papel essencial das empresas na evolução da sociedade, é fator de favorabilidade ao negócio, que impulsiona resultados econômicos consistentes, maior interação com a rede de relações, aumento do valor da marca e da capacidade deatrair e reter talentos profissionais. São esses compromissos, expressos desde a sua fundação, que garantem reconhecimentos importantes.

Identidade e essência brasileira
Partindo do princípio de que os produtos constituem a marca, a Natura administra sua identidade com base no que é oferecido ao consumidor. “Todos os canais fazem a diferença na construção de uma marca e fica mais fácilentendê-la quando se conhece a sua origem”, diz Ana Luiza Alves, Gerente Corporativa da Marca durante o ABA Branding 2009.
O que move a Natura é a sua essência e é daí que saem todas as fontes de inspiração. Não é o consumidor final que vai ditar o pensamento que a marca tem a respeito de algum produto ou de uma filosofia. Deve fazer sentido dentro de tudo o que a marca acredita, explica Ana. A...
tracking img