Responsabilidade rompimento do noivado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

RESPONSABILIDADE CIVIL PELO ROMPIMENTO DO NOIVADO

É natural e socialmente aceitavel que quando acreditamos ter encontrado a nossa suposta cara metade façamos planos para juntos vivermos eternamente.
O periodo de namoro serve para que o casal se conheça melhor, conforme o tempo vai passando é natural que em determinado período da vidatenhamos a certeza que encontraremos a felicidade junto aquela determinada pessoa..
Também conhecido como esposais, derivado do latim sponsalia, o noivado é o período de tempo transcorrido entre a promessa de casamento  (matrimônio) feita entre duas pessoas e a celebração da boda.
O noivado é uma relação que supõe um maior comprometimento que o namoro, pois estabelece a promessa de futurocasamento.
O noivado difere-se completamente do casamento e da união estável quando nesses casos específicos a união é objetiva para constituir família, especificamente no caso da união estável, como se casados fossem.
Em todas as classes sociais a celebração doi noivado nada mais é que um compromisso firmado entre um casal de se casarem futuramente, ou seja, sendo o noivado o periodo que antecedeo casamento se faz necessario planejamento e investimento para sua realização.
Quando os noivos assumem o compromisso de noivado, assumem um perante o outro a promessa de casamento e assim é normal que tambem iniciem mesmo que a longo prazo o planejamento para o enlace matrimonial.
Não é incomum o sonho de se casar na igreja com todas as formalidade tradicionalmente exigida para realização dessesonho. Sonho este que muitas vezes é vivido não só pelos noivos mas tambem pelos pais dos noivos e demais familiares.
Outrossim, diz um velho ditado popular que “quem casa quer casa”, e assim sendo não basta somente querer viver um lindo sonho de amor, pois nada na vida vem sem um minimo de esforço e comprometimento, seja qual for a realização objetivada, e isso independe de posição social.Outrossim, quando falamos sobre o sonho da celebração de casamento, cada um a sua maneira, sonha com uma cerimonia perfeita, sem falhas, previamente estabelecida, de forma que todos os esforços possiveis e necessarios serão dispendidos para que aconteça como sempre foi imaginado.
Alem de que faz-se planos para futuramente conviver maritalmente com aquela pessoa que aparentemente é nosso passaportepara a felicidade.
Antes da celebração preparatoriamente escolhe-se o local da cerimonia, o vestido de noiva, as alianças aquele determinado tipo de celebração, as alianças, o buffet, alem dos gastos com a futura moradia e compra de moveis e eletrodomesticos.
Assim sendo, para que o sonho do enlace matrimonial seja realizado da forma que foi planejado pelos nubentes, se faz necessario quesejam feitos investimentos fiannceiros para a realização desse sonho.
Infelizmente reações humanas são imprevisiveis, muitas vezes agimos somente pela razão ou simplesmente por pura emoção sem pensar nas consequencias, e dentro desse jogo de sentimentos, sendo cada pessoa um ser unico, muitas vezes nossas atitudes não correspondem com as expectativas do outro, e sendo assim pode acontecer quetodos os sonhos de uma pessoa sejam interrompidos pelos novos planos do outro.
No caso do rompimento unilateral dos planos nupciais pode acontecer que depedendo da situação em que se desfez o noivado uma das partes possa ser responsabilizada civilmente pelos seus atos.
É fato que se o noivado for rompido unilateralmente, aquele que não quer o seu rompimento nada poderá fazer, pois é direito dooutro não querer se casar, entretanto gerará sem duvida um sentimento muito ruim, sentimento este que varia de pessoa para pessoa, que vai desde a simples decepção até o nascimento de ódio e desprezo áquele que rompeu o noivado,
Outrossim, se planos forão feitos, investimentos tambem forão feitos, isso se levarmos em consideração que os atos preparatórios que visam a concetização do matrimonio...
tracking img