Responsabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


1. Meio Ambiente



O que é o Meio Ambiente?

É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Sem o meio ambiente os seres humanos não existiriam. Pois é ele o responsável pela vida humana na Terra. Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ebiológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.



A Importância do Meio Ambiente

Seu papel é fundamental para odesenvolvimento humano, pois é através dele que retiramos a nossa sobrevivência, tiramos alimento, água, energia entre outras coisas. A cada desmatamento e poluição o nosso planeta fica prejudicado e destruído.



O que é Responsabilidade Ambiental?



A responsabilidade ambiental é aplicável aos danos e aos riscos de danos ambientais quando decorrentes de actividades profissionais, desde que sejapossível estabelecer uma relação de causalidade entre o dano e a actividade em questão. Os danos ambientais são definidos como os danos directos ou indirectos causados ao meio aquático, às espécies e aos habitats naturais protegidos pela rede Natura 2000, assim como a contaminação directa ou indirecta dos solos que implique um risco importante para a saúde humana.

Estão previstos dois regimes deresponsabilidade: um regime em que não é necessário provar uma culpa e um regime em que deve ser apresentada a prova de uma culpa ou negligência. O primeiro é aplicável às actividades profissionais perigosas ou potencialmente perigosas enumeradas pela legislação comunitária. Neste caso, o operador pode ser considerado responsável mesmo que não haja culpa da sua parte. O segundo é aplicável a todasas outras actividades profissionais quando exista um dano ou um risco de dano iminente causado às espécies e aos habitats naturais protegidos pela legislação comunitária. Neste caso, o operador só será considerado responsável se houver culpa ou negligência da sua parte.



Responsabilidade ambiental é bom negócio para empresas



Com a sustentabilidade no centro do debate mundial, empresasbrasileiras aproveitam a oportunidade de serem identificadas com um país rico em recursos naturais para atrair mais consumidores e investidores.
Frente aos alertas de aquecimento global e esgotamento de recursos, as companhias têm feito investimentos em tecnologias limpas, programas de redução ou anulação de emissões de carbono, reciclagem, conscientização de funcionários e restrições a clientes que nãorespeitam o meio ambiente.

Analistas ressaltam que as medidas não são apenas bom-mocismo e afirmam que elas dão retorno financeiro às empresas. Existem já índices em bolsas de valores que destacam as companhias mais responsáveis.

"As tendências de preocupação ambiental vêm aumentando substancialmente e o Brasil é um foco. A questão (da preservação) da Mata Atlântica e da Amazônia vai parar láfora e as empresas, como as papeleiras, são muito cobradas", disse à Reuters Cibele Salviatto, especialista em sustentabilidade e responsabilidade corporativa da consultoria Atitude.


Investimentos ambientais

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

A CAIXA trabalha para ampliar a integração entre seus negócios e o compromisso de banco público comprometido com a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Para aCAIXA, é importante que seus clientes saibam que ela só oferece crédito balizado pelos princípios da responsabilidade socioambiental. São práticas bancárias efetivas e coerentes com o novo cenário mundial e em conformidade com a legislação ambiental vigente.
A CAIXA busca uma maior integração das questões ambientais com suas políticas e praticas bancárias e acredita que isso contribui para o...
tracking img