Responsabilidada social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP.

Acadêmico RA
Claudia Cavalcante de Araujo: 330698
Ivaneí dos Santos: 337564
Maria do Carmo de Carvalho Rodrigues337557
Regiane Marcondes Micene 339283
Vanielza Aparecida F.Morais 295225
Maria Silvia Santos 2532141

Hortolândia/SP

INTRODUÇÃO:

Quando se fala em Sustentabilidade, as pessoas normalmente pensam, apenas, na preservação do meio ambiente e dos espécimes em extinção. Na verdade, asustentabilidade vai muito, além disso, pois abrange um conceito mais ampliado, que insere também a figura do homem e, conseqüentemente, sua preservação. Para isso, surgiu o conceito de sustentabilidade.
Nos últimos tempos, o assunto meio ambiente tem recebido atenção
Redobrada, em relação às conseqüências que estão mais evidentes da degradação, devido ao descrédito do homem pela natureza. Assim, énecessário destinar ações.
No sentido de preservar o que resta e tentar contornar os problemas que são
Relativos às atitudes do homem.
Nesse contexto, observa-se o que as empresas têm feito para contornar os
Problemas ambientais, pois se sabe que estas são fortemente responsáveis pela degradação do meio, sempre enfatizando o homem, pois é por meio dele que as indústrias estão agindo sobre o meioambiente.
Desta forma reside o conteúdo deste estudo, para analisar as crises
Ambientais, efeitos sobre o meio ambiente, e observar em que medida o sistema de gestão ambiental ISO 14.000 pode contribuir para promover o desenvolvimento Sustentável, garantindo as gerações futuras à sobrevivência e qualidade de vida.
(Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS))
Vamos trataraqui o assunto que trata o saneamento básico da região da baixada Santista como também o grande problema que se encontra nessa época do ano em que milhares de pessoas vão passar suas férias de final de ano,e assim fazendo mal uso da água,e deixando que o lixo polua s praias e o meio.Muitas vezes criando sérios problemas ao meio ambiente e a população de baixa renda que ali vivem,sem o tratamentoadequado de esgoto.
Toda a água existente no planeta Terra, aproximadamente 97% é salgada e o restante é de água doce que está dividida entre rios, lagos, partes congeladas e subterrâneas. Desse modo, torna-se cada vez mais freqüentes propostas de casas ecológicas e construções sustentáveis, em que, a água é reaproveitada. No Brasil tais propostas ainda engatinham, mas várias empresas e construtorastrabalham firmes com a idéia, afinal, somos um dos países de maior riqueza hídrica, o que torna a preservação indispensável.
Diversos sistemas podem ser aplicados em residências. O mais comum é o de captação da chuva que armazena a água para uso local. Essa prática, além de ser ecológica, também diminui a quantidade de água que vai para o sistema público de coleta, o que ajuda a evitar enchentesnos períodos de temporais.

O sistema um pouco mais elaborado utiliza, além das águas da chuva, as chamadas “águas cinza”. Essas são as provenientes dos chuveiros e das pias de banheiros e são mais fáceis de filtrar do que as do vaso sanitário, por exemplo. Desse modo a água na casa entra em um ciclo. A água cinza ou da chuva, filtradas, são usadas para irrigar jardins, lavar roupa e podem atémesmo voltar para vasos sanitários. É o reaproveitamento contra o desperdício e a favor da preservação.

PONTO POSITIVO
Na região da Baixada Santista, desde 2007 vem sendo realizado a Onda Limpa, considerado o maior Programa de Saneamento Básico no Brasil, que tem como prioridade realizar obras de redes coletoras, coletores tronco, Interceptores, linhas de recalque, estações elevatórias de...
tracking img