Resolucao Do Caso Clinico Urin Rio

3919 palavras 16 páginas
Caso Clínico
1) Homem, 48 anos de idade, chega ao pronto socorro com dor forte, profunda e aguda na região lombar, irradiando para os flancos e testículos. A dor surgiu subitamente quando o homem cortava grama. O homem queixava-se de náuseas e vomitou quando a dor surgiu pela primeira vez. Ao ser perguntado, o paciente indicou uma história pregressa de cálculos renais e afirmou que não mantinha hidratação adequada. Exames de imagem demonstrou rins com tamanhos alterados. O paciente recebeu líquidos orais e medicamento para aliviar a dor, além de orientações para ingerir, pelo menos, 4 litros de água por dia e para limitar a ingestão de proteínas.

A) Descrição da localização dos rins e a relação com geração de dor irradiada da região lombar para os flancos e testículos.

Os rins estão situados retroperitonealmente sobre a parede posterior do abdômen, isto é, posteriormente ao peritônio parietal, sendo um de cada lado da coluna vertebral, ao nível das vertebras t12-L3. Superiormente relacionado ao músculo diafragma e inferiormente relacionado ao musculo quadrado lombar.
A relação com geração de dor irradiada para região lombar, flancos e testículo é basicamente relacionada à irradiação nervosa.
Dor na região lombar e dos flancos é explicada da seguinte forma: o plexo nervoso renal é suprido por fibras esplânicasabdominopelvicas. Os nervos da parte abdominal dos ureteres provêm dos plexos renal, aórtico abdominal e hipogástrico superior. Sendo assim as fibras aferentes viscerais que conduzem a sensação de dor seguem as fibras simpáticas retrógradas, até os gânglios vertebrais e segmentos medulares T11-L2. A dor da região lombar para a virilha ocorre quando o cálculo atravessa progressivamente o ureter.
Já no caso da dor testicular, a dor pode se estender para a face anterior proximal da coxa, por projeção através do nervo genitofemoral (L1, L2).
A dor causada pelo cálculo renal é mais intensa quando a obstrução ocorre em uma das constricções do ureter

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • CATETERISMO VESICAL DE DEMORA: CONHECIMENTO E ADERÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMGEM AO CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO
    16324 palavras | 66 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas