CATETERISMO VESICAL DE DEMORA: CONHECIMENTO E ADERÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMGEM AO CONTROLE DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

16324 palavras 66 páginas
1 INTRODUÇÃO

As infecções nosocomiais têm se tornado cada vez mais importante devido suas implicações de maior tempo de permanência e aumento da morbidade e risco de mortalidade. Apesar dos avanços tecnológicos, o controle da infecção continua sendo um grande desafio. E a cada vez fala-se mais em ter uma profilaxia, fazendo necessário um grande esforço para manter a infecção sob controle dentro dos padrões aceitáveis e preconizados pelas instituições que lidam com o problema.
A infecção hospitalar é definida pela Portaria MS n° 2616 de 12/05/1998 como “aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares” (BRASIL, 1998, pag. 01).
Infecção do Trato Urinário (ITU) é o termo utilizado para designar uma infecção que tem origem bacteriana que atinge a uretra, bexiga, ureter e assim por diante. A ITU é responsável pela maioria das infecções adquiridas no hospital, sendo essa a causa mais comum de infecção nosocomial. Entre os pacientes que são hospitalizados, grande parte é exposta temporariamente à cateterização vesical de demora, um dos fatores isolados mais importantes que predispõe esses pacientes à infecção (OLIVEIRA, MARUYAMA, 2008).
As ITUs são classificadas em assintomáticas e sintomáticas. A primeira o paciente tem evidencias clínicas, imunológicas de infecção, porém não tem a sintomatologia. As sintomáticas o paciente apresenta sintomas clínicos como disúria, grande frequência urinária, dor lombar, febre, nictúria e incontinência urinária (BARROS, 2011).
Há vários fatores associados à infecção urinária durante o uso do cateter vesical de demora, dentre eles, a colonização do meato uretral e a duração da cateterização. Quanto maior o uso do mesmo, mais aumenta o risco de ocasionar infecção urinária. O meato urinário colonizado por bactérias patogênicas e infecciosas é considerado o principal fator de risco de ITU relacionada à

Relacionados