Resnha a vida de deivid gale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Roraima
Introdução ao Estudo do Direito I
Professora Priscila Cardoso Rodrigues
Acadêmico Jean Daniel de Almeida Santos

Debate Sobre a Pena de Morte – A Vida de David GaleO Filme – A Vida de David Gale – retrata a luta contra a pena de morte no Estado do Texas nos Estados Unidos. Gale é professor de filosofia na Universidade do Texas, que juntamente com sua amiga detrabalho Constance lutam para que a pena de morte seja abolida do sistema penal do Estado do Texas.
Realmente é difícil aceitar em nossos dias a aplicação da pena de morte, ainda mas, após aDeclaração Universal dos Direitos do Homem, que vem garantindo direitos que a muito lutamos para conquistá-los.
A história nos conta, que além do Código de Hamurabi baseado na lei de Talião “olho por olho, dentepor dente”, onde muitas pessoas pagaram os crimes cometidos com a vida, podemos destacar que no período do império romano, os imperadores castigavam com a morte os crimes cometidos pelos infratores,o que podemos comprovar que mesmo aplicando tal pena a criminalidade não diminuía, indo mais além – destaco que nesta época os imperadores e reis tinham direito sobre a vida das pessoas principalmentedos escravos o que é inconcebível nos dias atuais.
Contudo, a Organização das Nações Unidas vem lutando para que esse tipo de pena seja extinto dos ordenamentos jurídicos dos países que ainda oadotam, o que vem sendo comprovado pela diminuição do número de países que adotam a referida pena ao menos 73 países nos últimos anos deixaram de aplicar tal pena.
Destaca-se ainda, que muitos inocentesforam condenados à morte em processos que continham erros judiciais, casos em que os verdadeiros culpados foram encontrados após a execução dos inocentes, o que demonstra ser um sistema falho e que apósdescoberto o erro torna-se irreparável seus efeitos, pois, não tem como devolver a vida ao inocente morto.
Frisa-se ainda que, foram comprovados por estudos, que as taxas de descriminalização não...
tracking img